A importância do Teste do Pézinho

O resultado chega e a gente respira aliviado <3

O resultado chega e a gente respira aliviado pois, mesmo que houvesse algo, haveria tempo para o tratamento <3

 Quando a Julia nasceu, há 4 meses, ao preencher os papéis de admissão na maternidade São Luiz, havia um pedido de autorização para a coleta do teste do pézinho 48hrs depois do nascimento. Havia a opção do teste básico e havia também a opção de se fazer o Super (que detecta 48 doenças). Tanto no nascimento da Julia, quanto no da Laura (4 anos atrás, em outro Hospital), optamos pelo Super, pagando uma taxa. Porém, o teste básico É GRATUITO em todo o país e o número de doenças identificadas varia por Estado (em São Paulo são 6).

O exame foi feito ao meu lado, no quarto, e teve ZERO choro da Julia, que nem acordou com a picada (Laura também nem se mexeu). Alguns dias depois, recebi em casa os resultados e confesso que respirei aliviada. Porém, se algo fosse detectado, eu sabia que ter feito esse exame o quanto antes, faria TODA A DIFERENÇA.

Feito o exame, recebi esse protocolo.

Feito o exame, recebi esse protocolo.

POR QUE FAZER O TESTE DO PÉZINHO?

Algumas doenças detectadas no teste têm o tempo como fator crucial no tratamento e na qualidade de vida da criança, que pode necessitar de alimentação especial e/ou cuidados bastante específicos pelo resto de suas vidas. No Estado de São Paulo, esse teste detecta seis doenças, sendo que três delas podem levar à Deficiência Intelectual, se não tratadas precocemente: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito e Deficiência de Biotinidase. Por isso, a importância de que o teste seja realizado o mais rápido possível. As sequelas do diagnóstico tardio podem ser irreversíveis.

SE DETECTADA ALGUMA DOENÇA, O TRATAMENTO PODE SER GRATUITO!

Além das ações de prevenção pelo Teste do Pezinho, a APAE DE SÃO PAULO também oferece tratamento  e ele pode ser gratuito à população, estimulando a pessoa com Deficiência Intelectual, da infância até a fase adulta, a exercitar e desenvolver suas potencialidades para adquirir a melhor qualidade de vida. É feito um estudo socioeconômico com a mãe e, se ela não tem condições ela não paga nada. Se tem, paga uma porcentagem referente a sua renda.

(foto: Mariana Lopes)

(foto: Mariana Lopes)

COMO É REALIZADO O TESTE

Atualmente, toda criança nascida em território brasileiro tem direito ao Teste do Pezinho Básico, totalmente gratuito, realizado pela APAE DE SÃO PAULO e outros laboratórios oficiais, credenciados pelo Ministério da Saúde. As coletas de sangue são realizadas nas maternidades ou nos postos de saúde.

O exame faz a coleta de gotinhas de sangue do calcanhar do bebê, de forma rápida e segura, após as primeiras 48 horas de vida. Tendo a prevenção como a melhor forma de cuidar da saúde do bebê, A APAE DE SÃO PAULO oferece, além do Teste do Pezinho Básico, o MAIS e o SUPER e defende que o diagnóstico precoce é fundamental para conseguir um tratamento adequado e, dessa forma, prevenir a Deficiência Intelectual. Juntos, o MAIS e o SUPER identificam até 48 doenças. Há ainda o teste personalizado que é realizado conforme a solicitação do médico e necessidade do paciente.

Teste do Pezinho Básico: é obrigatório e gratuito em todo o país. O número de doenças identificadas varia por Estado. Em São Paulo identifica as seguintes doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme e demais hemoglobinopatias, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita.

Teste do Pezinho MAIS: além do que se detecta no teste Básico, inclui mais quatro diagnósticos: Deficiência de G-6-PD, Galactosemia, Leucinose e Toxoplasmose Congênita. Para saber mais sobre esse exame, clique aqui: http://pt.calameo.com/read/001347252057752248a01

Teste do Pezinho SUPER: é o único a diagnosticar 48 doenças e um dos mais completos Testes de Triagem Neonatal existentes no mundo. Ele inclui em seu painel, além das dez doenças identificadas nos Testes do Pezinho Básico e MAIS, outros 38 diagnósticos realizados por meio da avançada tecnologia de Espectrometria de Massas em Tandem – MS/MS. Para saber mais sobre esse exame, clique aqui: http://pt.calameo.com/read/0013472527b5d17d26e9a

testedopezinho

Alguns dias depois, chega em casa o resultado :)

Alguns dias depois, chega em casa o resultado 🙂

Agora você já sabe: o tempo é crucial para que o tratamento tenha sucesso e o bebê tenha a atenção devida logo nos primeiros dias de vida. Além de o teste ser gratuito, o tratamento também pode ser, dependendo da sua renda.

Alô futura mãe e futuro pai: façam como os pais do Brasil inteiro e confiem no maravilhoso trabalho da APAE. Eu sou #timedopezinho e você? <3

Comente!