A mudança nos dentes e boca da Laura com a Dra. Isaura e o uso do Trainer <3

Dra. Isaura Beulau em ação <3

Dra. Isaura Buelau em ação, com as mãos, com a paciência e com seu toque psicológico especial <3

Já escrevi aqui que a Laura chupava o dedo e que nunca pegou chupeta, né? Também escrevi aqui quando e como ela largou o dedo e a importância que teve a “magia infantil” e o trabalho psicológico da Odontopediatra dela.

Como eu falei em um dos posts acima, na primeira consulta com a Odontopediatra, a maravilhosa Dra. Isaura Buelau, eu fiquei mal, chorei e senti culpa (ah vá? Culpa materna? Que novidade!) por conta dos detalhes todos “a consertar” naquela boca: não só os danos do dedo na dentição dela (eu não admitia, mas ela já estava dentucinha), mas alguns pontos como maxilar retraído por não ter mamado muito no peito e até uma mordida um pouco torta por conta de uma preguiça de mastigar com um dos lados da boca (para essa parte, começamos um trabalho de “mastigar do lado da princesa”, dar mais e mais alimentos como pão italiano, cenoura crua e outros mais firmes para estimular mais ainda a mastigação do lado que ela mastigava menos). Para tirar o dedo da boca recorremos à “magia infantil” e tivemos o trabalho psicológico lindamente feito pela Dra. Isaura, como contei nesse post.

Mas além dessas mudanças de comportamento e trabalho psicológico, o que fez com que a boca da Laura mudasse completamente em menos de 1 ano foi o uso de uma espécie de aparelho odontológico de silicone: o Trainer. Digo que  é uma espécie de aparelho pois ele não é um aparelho propriamente dito, mas sim um recurso auxiliar no tratamento de maloclusões (malposição dos dentes tal que prejudica a mastigação eficiente por falta de contato entre os dentes opostos e correspondentes) que, devidamente indicado e com uso frequente proporciona excelentes resultados (vide a boca da Laura) corrigindo alterações de desenvolvimento e simplificando tratamentos futuros.

A primeira vez que Laura colocou o Trainer, 21 de Janeiro de 2015, quase um mês após parar de chupar o dedo.

A primeira vez que Laura colocou o Trainer, 21 de Janeiro de 2015, quase um mês após parar de chupar o dedo.

 

28 de Janeiro de 2015, quando ganhou uma medalha por dormir 7 dias seguidos com o Trainer, além de ficar 1 hora por dia acordada com ele. Prêmio por merecimento que deu mais motivação para a pequena seguir firme no uso do aparelho.

28 de Janeiro de 2015, quando ganhou uma medalha por dormir 7 dias seguidos com o Trainer, além de ficar 1 hora por dia acordada com ele. Prêmio por merecimento que deu mais motivação para a pequena seguir firme no uso do aparelho.

 

Na consulta da semana passada, quando ela passou a usar Trainer apenas dia sim e dia não. Que diferença!!

Na consulta da semana passada, quando ela passou a usar Trainer apenas dia sim e dia não. Que diferença!! (abaixo fotos com a mudança nos dentes e ossos da boca em apenas 5 meses de uso de Trainer)

O Sistema Trainer é um conjunto de aparelhos odontológicos feitos de silicone, removíveis, fáceis de usar e de higienizar, desenvolvidos para reeducar os mau hábitos orais como a respiração bucal, a força que a língua exerce sobre os dentes, a forma incorreta de engolir a saliva e outros maus hábitos que causam alinhamento inadequado dos dentes, desenvolvimento facial incorreto, e a volta de antigas imperfeições após outros tratamentos. Os Trainers simulam um exercício para língua, evitando que ela se interponha entre os dentes, incentivam a respiração pelo nariz e evitam o contato entre o lábio inferior e os dentes, proporcionando um melhor alinhamento, desenvolvimento facial correto, e contribuindo para a auto-estima.

O uso do Trainer muitas vezes precisa estar associado a outros tratamentos como desgastes seletivos e pistas diretas que serão feitos oportunamente. Laura fez alguns desgastes para ajudar na mordida e também passou a mastigar alimentos mais firmes como cenoura, salsão, pão italiano e etc do lado “preguiçoso”.

Com algumas semanas de uso, o "puxador" da frente foi cortado e ficou assim.

Com algumas semanas de uso, o “puxador” da frente foi cortado e ficou assim.

O Uso do Trainer

O Trainer não só é para ser usado para dormir, mas – mais importante ainda – no início é muito importante que se use por 1 hora acordado. Essa 1 hora acordada valia mais que a noite toda porque ela fechava o lábio por cima do aparelho, exercitava a musculatura da boca que, dormindo, fica aberta mesmo. Nos primeiros 4 dias, esse período diurno foi sendo estimulado aos poucos, até que ela ficasse por uma hora sem estranhar. Como a criança não conseguirá falar direito com o Trainer na boca, a melhor maneira de otimizar o uso é aproveitar um tempo em que ela esteja desenhando ou vendo televisão, ouvindo uma história, passeando de carro…

Nos primeiros dias de uso é normal que a criança cuspa o aparelho. O ideal é combinar com ela que os pais tentarão colocar de volta quando acontecer. Estando adaptada o aparelho vai permanecer a noite toda na boca.

O Trainer só é vendido para os profissionais e eles são muito rígidos com essa venda. Só pode ser adquirido através de um dentista e usado com orientação de um especialista por indicação e com acompanhamento. Há todo um trabalho envolvido junto ao uso e é super sério o processo.

Com o Sistema Trainer trata-se também problemas como bruxismo, apinhamento, sobremordida, mordida aberta, além de ajudar os pacientes que sofrem com o problema de ronco.

A primeira foto, quando ainda chupava o dedo, em agosto de 2014 e a última foto de junho de 2015, com 5 meses de uso do Trainer. Impressionante.

A primeira foto, quando ainda chupava o dedo, em agosto de 2014 e a última foto de junho de 2015, com 5 meses de uso do Trainer. Impressionante.

 

As datas nas fotos mostram a velocidade do tratamento, não só por conta do uso do trainer, mas com os exercícios de mastigação, desgastes no dente e trabalho psicológico da Dra. Isaura. De agosto de 2014 a Junho de 2015.

As datas nas fotos mostram a velocidade do tratamento, não só por conta do uso do trainer, mas com os exercícios de mastigação, desgastes no dente e trabalho psicológico da Dra. Isaura. De agosto de 2014 a Junho de 2015.

Laura hoje

Depois de quase um ano usando o aparelho (Laura parou de chupar o dedo em dezembro de 2014 e só daí pôde começar a usar o Trainer, em janeiro de 2015), não só o uso diurno não é mais necessário como ela começa agora a usar uma noite sim, uma noite não, até que se perceba que os dentes não estão voltando sozinhos à posição antiga.

Sorriso lindo da mamãe, semana passada no clube <3

Sorriso lindo da mamãe, semana passada no clube <3

O tratamento foi MUITO rápido porque quando são pequenas assim, as crianças têm tudo mais “molinho”, ajustável, adaptável. Eu não admitia e não gostava que ninguém falasse que a Laura estava ficando dentuça, mas vendo fotos da época é inegável: estava mesmo.

Sou muito grata à odontopediatra dela, Dra. Isaura Buelau que tratou com tanta maestria e carinho não só dos dentes mas da parte psicológica que envolvia chupar dedo, mastigar do lado “preguiçoso”… E sou muito grata à pediatra dela, Dra Lucia Goshi, que nos mostrou a importância de levar a Laura cedo à dentista, tanto para higiene e saúde bucal no início, quanto quando a preocupou os efeitos de chupar o dedo.

É MUITO importante cuidar da saúde bucal do seu filho. A boca é por onde entram tantas coisas… Nunca é cedo demais para manter a boca saudável, não é frescura. Não só pelos dentes, pela língua, mas porque é a via para o corpo do seu filhote 🙂

Bjokas

PS.: Para quem pediu o contato da clínica Monteiro Buelau, segue o telefone: 11 5542 2763. Caso não haja horário com a própria Dra. Isaura, marque com outro profissional da clínica pois todos têm o mesmo método de trabalho.

Comente!