As semanas…

Contagem da gestação por semanas: novidade para muitas gerações (Imagem: © ImageZoo/Corbis)

Nunca pensei que, um dia, cada domingo para mim fosse ser um dia especial. Domingo deixou de ser apenas aquele dia de preguiça ou almoço em família e passou a ser também o dia em que eu completo semanas na gravidez. Domingo que vem, por exemplo, chego à exata metade da gravidez, quando completo 20 semanas.

+ Especial Dia da Gestante: histórias de grávidas

Daí vem o engraçado: para muitas gerações todo esse lance de semanas é novidade. Minha mãe, por exemplo, odeia que eu fale para ela em semanas, prefere que eu diga com quantos meses estou. Afinal, 40 semanas (tempo de uma gestação completa) daria 10 meses, não? Eita!

Vamos fazer um teste: com quantos meses estou ao completar 20 semanas? Se você disse 5 meses completos… Errou! Hahaha. Então como funciona a contagem das semanas? Vamos lá: as semanas são contadas a partir do 1º dia da última menstruação. Os ciclos das mulheres são variados e, muitas vezes, não se sabe em que dia a concepção aconteceu  (pelo número de dias do ciclo dela ou, de repente, porque o casal, digamos, “pratica” — hahaha — dias seguidos durante o período fértil da mulher).

Como a data da última menstruação permanece a mesma de qualquer jeito, fica mais fácil. Ou seja, como geralmente o período fértil/de ovulação acontece de 12 a 15 dias após a menstruação, o primeiro mês da gestação, ao invés de ter 4 semanas como qualquer mês, tem 6 semanas! O meses seguintes têm as comuns 4 semanas.

Portanto, a fórmula para chegar ao mês da gestação é subtrair 6 semanas do total e depois dividir o restante por 4. Exemplo:
20 semanas menos 6 semanas (1º mês) = 14 semanas
14 semanas dividido por 4 semanas dos meses seguintes = 3 e meio
1º mês (que tem 6 semanas) + 3 meses e meio = 4 meses e meio.

Parece complicado, mas a gente vai pegando o jeito. Vocês se lembram daqueles sites que passei? Eles enviam boletins semanais sobre o crescimento do bebê e as mudanças no corpo da gestante. São boas maneiras – e automáticas – de sabermos onde estamos exatamente no meio de tantas contas… Hahaha

Que venham mais 20 domingos! :)

Esse material foi produzido para publicação em Veja SP