Contagem regressiva…

À espera dela… (Foto: Cátia Herrera)

No último domingo (27), entrei no 9º mês. Para não haver confusão é melhor dizer: no domingo completei 8 meses de gestação hahaha. Agora são de 3 a 5 semanas de espera (ou, se minha filhota for como eu, preguiçosa para nascer, 7 semanas de espera) e arrumar o que fazer com esse tempo para não enlouquecer.

A melhor definição que já ouvi para essa reta final da gravidez é: “o tempo de gestação é de 8 meses e 1 século”. Eu não poderia concordar mais… A vantagem para mim é que deixei o quartinho da Laura por último. Tudo deve chegar só essa semana, então ainda posso “gastar” o tempo com isso. Estou aproveitando também para dormir até mais tarde, descansar e organizar aos poucos os detalhes que restam.

Nas últimas duas semanas comecei a lavar as roupinhas, toalhas, jogos de berço etc. As roupinhas da maternidade, todas em tricô, foram lavadas na casa da minha sogra e secaram em cima de uma toalha para não esgarçar. Aqui em casa, fui lavando aos poucos, em bacias, apenas deixando de molho em um sabão líquido fenomenal de bebê que conheci por meio da minha cunhada: o Vida Macia (tem o sabão e o amaciante, tudo delicioso). Comecei pelas roupinhas de recém-nascido, passei para os cueiros e as mantinhas, depois as de 3 meses e agora estou nas tolhas e jogos de berço. O melhor disso tudo é o cheiro que a casa toda fica enquanto as roupas secam…

Assim que os móveis do quarto chegarem, será a vez de lavar o jogo de lençol que vai inaugurar o berço. E depois organizar cada coisa em seu lugar: o que é mais prático estar na cômoda, o que ficará no “porta-treco”, colocar os algodões e cotonetes nos potinhos e por aí vai. É uma fase deliciosa, mas precisa ser bem administrada porque a ansiedade ataca e só restará mesmo esperar, principalmente para quem pretende ter parto normal, que é o meu caso.

Por falar em malinha de maternidade, segue abaixo a listinha sugerida pelo hospital onde terei a Laura (adicionei algumas coisas por minha conta):

Enxoval do Bebê:

  • 6 bodies ou 6 conjuntos de camisa e camiseta;
  • 6 culotes;
  • 6 macacões adequados para o clima;
  • 6 pares de meias;
  • 3 mantas pequenas adequadas ao clima;
  • 3 fraldas de penos pequenas (para apoio do bebê/pano de boca).
  • Chupeta (levei mas nem lembrei de tentar). Aliás, algumas maternidades não permitem que se dê chupeta ao bebê rcém nascido

Enxoval da Mamãe:

  • Camisolas/Pijamas e Pegnoir (ou roupão) que facilitem a amamentação;
  • Calcinhas e meias;
  • Sutiãs próprios para amamentação;
  • Chinelos;
  • Nécessaire com artigos para higiene pessoal.

Adicionei à lista:

  • Scrapbook para as visitas assinarem;
  • Livro de Mamadas (tenho esse da Joy Paper pelo qual me apaixonei logo que vi. Além de muito lindo por fora, ele é todo detalhadinho e delicado por dentro);
  • Meu diário, que usei para anotar as emoções e experiências durante a gravidez. Após o nascimento, seguirei anotando tudo;
  • Docinhos, bebidas e lembrancinhas para as visitas, assim como copos e guardanapos;
  • Aparelho de mp3 com caixinha para deixar tocando os CDs deliciosos que ganhei do meu querido @ValtinhoMF, os Babies Love (músicas do U2, Pink Floyd, Sting, Stevie Wonder, Elton John etc. com arranjos para bebês).

Isso é o que se pretende mas, na hora H, na doidera de felicidade indo para a maternidade, tudo pode mudar… hahahaha

Até a próxima, meus queridos 🙂

Esse material foi produzido para publicação em Veja SP

Comente!

  • Meninaaaaa que foto lindaaaaa… você com certeza sabe bem o que é uma espera, ansiedade é demais, eu sei bem o que é isso, estou aqui torcendo pra que você tenha um parto maravilhoso e calmo, que essa garotinha venha cheiaaaa de saúde, e linda, porque sabe como é, né? a hereditariedade já confirma a beleza.
    ai manda fotos dela pra gente pelo menos uma pra gente colocar uma foto sua e dela e comparar.
    BEIJÕES
    DA MAMIS GIGI PRA MAMIS MARIANA

    PS: agora vc deixou de ser conhecida apenas como a filha da FAFÁ DE BELÉM, pra ser conhecida como a MÃE DA LAURA… é maravilhoso isso

  • Luiza

    Ah, confessa que as roupinhas foram secas na toalha porque se torcer a Laurinha vai ter mta cólica….. hahahahah Beijo e gentileza incluir na malinha da maternidade o Ipad, Iphone ou qlqr outra coisa que te mantenha em contato com a gente!!! 😉 Boa sorte, vai dar tudo certo…. Vocês merecem o melhor!!!!!

  • Maria Clara (Clarinha)

    Aii, tá chegando ! É tão bom acompanhar todos esses momentos junto com vocês que a ansiedade pela chegada da Laura já tá pegando no leitores do blog hahahaha ?
    E que foto é essa?? É pra morrer,né? Quanto amor !
    Seu cuida mamãe !

    Beijos, Clarinha

  • Luiza Carla – @LuizaCarla_

    Já estar chegando a hora e com muita emoção quero PARABÉNIZA esse lindo casal que eu pude acompanha neste Blog tão lindo e cheio de amor desde o inicio. Mariana obrigado por ter compartilhado conosco esse momento cheios de supresas, felicidade, emoção. E por ter deixando tanta leveza a todos que te acompanha. E passado tbém as futuras mamães esta experiência e ajudando a todas sem dúvida. Quem esteve com vc neste momento de gestação viu o verdadeiro amor ao seu redor, a felicidade da família Belém . Nossa e o Pai todo transbordando de amor, e pura emoção. Quando imagino no show ele todo feliz e ficava todo emocionado a cada gesto de amor a vcs.

    Agora e esperar a LAURA no momento certo que Deus irá dar pra ela vir ao Mundo. E com PAIS lindos e família exemplar. Com toda a humildade que vc tem, e passado a todos coisa tão boa e ensinado de uma forma bem simples as coisas linda que a vida pode ofereçe. (amizade,leveza, carinho etc). Meu Filho Italo envia Bjokas com todo carinho a vcs.

    Com todo meu Carinho e Amor Sempre Luiza Carla

  • Esse momento é mesmo uma mistura de sentimentos, a alegria e a ansiedade de estar tão próximo o momento esperado. Para mim esse mês realmente durou um século, pois precisei me afastar do trabalho na 37° semana, minha neném já estava super encaixada e eu não aguentava nem senntar rsrs.
    E se eu puder contribuir com a sua lista da maternidade, sugiro absorventes higiênico próprios para pós parto. Assim como é o seu desejo, tive parto normal tranqüilo e logo em seguida tive um fluxo intenso de sangramento.
    Um beijo e muita felicidade para toda a família ; )

  • Dapheny

    Estou com 33 semanas e também já sinto toda essa ansiedade na espera pela princesa Alice. Desejo à você um bom parto e tudo de melhor para pequena Laura!
    UM beijo =*

  • Tutu

    Eeeeba q essa meninha linda jaja chega por aqui! Parabens Mami Mari, e essa mao de gigante ai jaja nao vai dar mais conta se segurar, tamanho que ja ta essa menina!!
    bjao
    Tutu

  • marcia

    Realmente a foto é linda. Parabéns à mamãe e ao papai pelo dia de ontem (30/11). Parabéns também, Nani, pelo post. Senti daqui o cheirinho da Laurinha, ahahahahaha. Beijos. Ma

  • Oi, Mariana.
    Conheci o seu blog recentemente, adorei a forma como você descreve esse momento tão especial.
    Sou mãe há pouco tempo, mais precisamente há 1 ano e 7 dias. Me identifiquei com muitos dos seus escritos, me emocionei com vários. Uma das coisas que me arrependi por não fazer, foi um diário para escrever as dúvidas, emocões e sentimentos que surgem a cada dia. Você fez e nós podemos perceber que muito desse diário íntimo você compartilha com nós, nesse blog maravilhoso.
    Mariana, quando a Laura nascer e você a abraçar, um sentimento maravilhoso vai te invadir, você vai sentir uma emoção maravilhosa, um amor que parece transbordar. É tão imenso que não existe palavras para descrever. Eu vejo em você muita luz, essa imensa alegria que é gerar um filho, transborda em seu sorriso e em seus olhos.
    Me lembro que minha médica, dizia que eu tinha essa luz que resplandece. E é assim que eu vejo você.
    Paciência e serenidade nesses dias que faltam, é tudo. Eu também pensava que a hora que o Pedro Henrique quisesse nascer, nós estávamos prontos para ele. Afinal, tudo tem a sua hora.
    Muita sorte para vocês nesse momento especial. Que Deus os abençoe, assim como a Laura que fará parte de um lar com muito amor.
    Beijos!!!

  • Adorei a definição do “8 meses e 1 século”. E haja século, viu… Essas últimas semanas parecem andar para trás! Você fez bem em deixar algumas coisas para o final, para se ocupar. Eu me antecipei e agora fico sempre pensando se é hoje ou não, e tentando fazer o dia passar mais rápido. A única vantagem é que consigo trabalhar de casa, então isso tem ocupado algumas horinhas do meu dia.
    E se ainda não estiver acontecendo com você, prepare-se porque o que torna esse “século” mais duradouro é a quantidade de pessoas que vão te perguntar todos os dias “e aí, nasceu? para quando é?”. Boa hora! 🙂

  • Regina Francischette Nogueira

    Amém Mariana e Cristiano…..q Laurinha chegue pra alegrar ainda mais suas vidas !!!!! ?

  • Lindo o post, adorei Joy Paper na dica!!! Toda paz do mundo nesse momento lindo! bjs Van

  • Pingback: Mamãe de Primeira Viagem | Hora do Enxoval!()

  • Thaiene

    O que seria esse Culote que você levou para o bebê?

    • Culote é a calça, ou o mijão como algumas pessoa ainda chamam 😀

  • Ainda bem que tem essa listinha aqui ? Já anotei tudo!