De grão em grão – Parte 1 (Frutas)

Eca, Mamãe :(

Apareço com um saco de biscoito de polvilho e a Laura solta um: “huuuuuum” com olhinhos arregalados. O mesmo acontece quando pego o saquinho do pão de queijo do supermercado e a tigelinha aonde esquento a papinha dela de noite… Além de ser MUITO fofo, me remete ao tempo em que achei que ela nunca fosse querer comer, só beber leite.

No 4o mês a pediatra liberou o suquinho. Fiquei toda ansiosa, achei que seria uma coisa imediata (lembram desse post?) e até hoje é algo que me frustra: Laura detesta suco. Vez ou outra eu consigo “enganá-la” com um copo colorido e ela não vê a cor do que vem pela frente então dá um gole ou outro (antes de fazer APFRUUUUUU com o suco na cara da mamãe aqui hahahaha). Sim, já tentei mamadeiras de diversos bicos, copo de treinamento, copo sei lá do que… Nada adianta. Aliás, Laura só toma água no copo. Copo mesmo. Não sei daonde saiu isso mas não toma na mamadeira ou outro desses acima, de jeito nenhum.

Já com frutinhas foi uma beleza. Manga, banana, maçã raspadinha… Pera não. Até que, quase no 6o mês, minha pequena pegou uma virose pelo ar. Não sabemos se foi em um elevador, no hall de algum lugar, mas pegou. Pode ter sido em qualquer lugar em que estavam outras crianças, ou seja, qualquer lugar. Rosto cheio de bolinhas, moleza e… leve ânsia ao comer uma banana amassada. Tivemos que suspender as frutinhas por uma semana e, ao retomar, ela associou o mau estar à fruta. Dali até hoje, comer fruta é uma insistência que vem dando certo. No desespero, tentei papinha pronta e ela amou. Ama enlouquecidamente, seja a normal ou a orgânica. E a impressão que eu tenho é que a fruta natural é muito mais doce, se comparada com as papinhas prontas. Daí vem aquela velha companheira da maternidade: a culpa. Ligo pra pediatra (sim, é minha primeira filha e eu ligo pra minha pediatra sempre quando surgem dúvidas) e, depois do “que que eu posso estar fazendo de tão errado? Ela nunca mais vai comer frutas como antes? Socorro”, ouvi dela que “melhor a papinha pronta do que fruta nenhuma, não tem problema algum, não se preocupe”. UFA. Comecei a misturar as frutas amassadinhas com a pronta dentro do potinho e ela SEPARAVA NA BOCA  e cospia a fruta natural. Daí passei pegar o potinho vazio e preencher com fruta natural – batidinha no mixer, pra ter a mesma textura – e dar. Ela foi aceitando e hoje come bem mais. AMA cereja e só não pode ainda comer morango, por causa dos agrotóxicos.

Vou fazendo umas experiências de bater mamão com leite, manga com leite e por aí vai. Nada foi rápido, nada é rápido quando se trata de novos passos do bebê. Requer paciência, insistência… Foi assim com a alimentação, com o engatinhar, com o falar “mamã”/”dadá” (pai)/”bobó” (vovó). E, ao mesmo tempo, quando percebo que ela fará um ano daqui 20 dias (VIN-TE DIAS), fico besta de como tudo passou rápido.

Ano que vem, quando eu escrever aqui que paguei aquele mico lindo chorando na porta da escolinha no primeiro dia dela lá, vocês vão se perguntar: “Mas, já?? Parece que foi ontem que a Laura nasceu!”. Pois é assim que reajo a tudo, quando se refere à ela. Passos esperados com paciência, cada passo observado, mas que no geral: VOOU. O tempo voa.

UPDATE: Leiam o comentário da Tatiana abaixo, é uma dica/alerta importante. Moderação sempre :) Obrigada, Tatiana!!

Comente!

  • Lidiane Nogueira

    E voou MESMO. Parece que foi ontem que li “quem será a twitteira grávida?” e hoje vendo o quão grande Laurinha está, rostinho de mocinha… gente, MUITO rápido. Que bom que vc soube aproveitar cada momento, Maricota.
    Parabéns, viu:? Parabéns pela mãe que és, claro que não é perfeita e com certeza deve cometer erros e também precisa de ajuda, mas vc BUSCA O MELHOR, não tem vergonha, não tem medo, vc tenta ser melhor… É lindo vê seu empenho, seu amor… Não tenho palavras. Estou guardando com todo carinho cada dica, pois quando chegar a minha vez, tenho certeza que roubarei muitas de suas ajudas aqui. OBRIGADA por dividir conosco. por nos ajudar, aconselhar.

  • http://www.facebook.com/TcherisLorrane Tcheris Lorrane

    Que linda! Ela de babador é uma coisa ???

  • http://twitter.com/tati2bagica Tatiana

    Tenho gêmeas , hoje com 14 anos e nunca tive nenhum problema com a aceitação delas com as frutas , comidinhas … Sempre escutei q frutas e verduras era muito saudavel , entao aqui em casa tudo liberado, frutas a vontade. Mas com 2 anos e meio , em uma visita rotineira a pediatra um susto , colesterol alterado. E porque ? … Um mês com um diário de alimentação delas , td relatado e para nossa surpresa , qual era o problema ? As frutas ? Exatamente. Desde então , td balanceado … Se comer mamão apenas uma metade de um papaia , se comer manga, não pode comer abacate ( mesmo q seja um em cada horário ) . Fica a dica !

  • http://twitter.com/Renatinhabitt Renata Bittencourt

    Tudo bem Laurinha gostar de papinha. Eu gosto ate hj. Não posso ver uma criança comendo papinha que ja da agua na boca. Parabens pelo projeto Mari, muito sucesso.

    • MamaeDe1aViagem

      Que linda você!
      Beijokas e MUITO obrigada!

  • http://twitter.com/liloooca Lianne ??

    Acho que se minha mãe tivesse lendo isso ela surtaria! Ela é bem superticiosa quanto a “manga com leite”, quase me mata quando eu comi manga, daí depois de uns 30 minutos, fui tomar leite com nescau(mas eu não morri! Nem a Laura! EEEE! Hahahaha). Hahahaha Laurinha lindaaaa!! ???

    • MamaeDe1aViagem

      hahahahaha
      Mas isso é uma crença nacional hahaha Eu perguntei pra minha pediatra também porque minha mãe ficou horrorizada quando eu disse que daria pra Laura. hahaha Ela tomou e adorou :) Minha pediatra disse que é mito, pode ficar tranquila.
      Beijokas!

  • Ilka

    Mariana! O Heitor come morangos orgânicos! Por que vc nao tenta? Alias ele vem comendo quase tudo orgânico.

    • MamaeDe1aViagem

      Boa!!
      Vou tentar essa semana mesmo :)
      Obrigada!

  • Luciana_Ramos_

    Pela minha experiência acho que eles sentem nojinho de banana por ser meio melequento, sei lá, é o que a expressão da Luna me passa hahahah
    Frutas são ótimas, minha filhota até hoje só não aceita banana, apenas na vitaminada mesmo, e o vício dela são uvas (uma em cada mão e uma na boca). Nunca dei papinhas, nem organicas, mas como o pediatra diz “se ela gostou, dê para ela provar, a criança precisa formar seu paladar”. É isso aí Mari, firme nas frutinhas! bjos

  • Mari Castro Alves Rosenthal

    Nanoquinha, to aqui DEVORANDO todos os posts, lendo e relendo alguns que ja emocionaram tanto! E obvio morrendo de orgulho! Virou leitura diaria! AMO MUITO!

  • Simone H.

    Ai meu jesusinho da manjedoura do presépio de natal! Que criança mais linda!

  • http://www.facebook.com/rosangela.dantas.12 Rosangela Dantas

    Mari estou de 28 semanas (de uma mariana) e descobri seu blog, estou devorando-o. Parabéns esta me ajudando muito.
    Estou na fase da escolha do pediatra e os que visitei não tive empatia. Vc pode passar o fone do seu, pois estou preocupada em não conseguir achar.
    Bjo