Diarreia é coisa séria! E não basta apenas hidratar.

Diarreia é coisa séria!diarreia

Se você tem cerca de 30 anos (como eu), certamente se lembra de comerciais na tv com atores famosos ensinando a fazer o soro caseiro em caso de diarreia. Era sal, açúcar e água. Basicamente para hidratar. Mas, com o passar do tempo viram que as pessoas erravam colocando mais açúcar ou mais sal e o excesso de qualquer um desses é prejudicial à saúde, então pararam com os comerciais.

Muita gente não sabe, mas a diarreia  é a segunda maior causa de morte de crianças no mundo (só perde para a pneumonia), segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). A cada dia, 15 crianças morrem vítimas da doença no Brasil (é a primeira queixa nos Pronto Socorros do país). Sim, diarreia é coisa séria!  Estudos apontam que a diarreia mata aproximadamente 760.000 crianças menores de 5 anos. É a segunda maior causa de óbitos nesta faixa etária. Menores de 3 anos de idade ainda apresentam, neste começo de século, uma média de 3 episódios de diarreia por ano.

Mas como saber se é diarreia?

As fezes de um bebê geralmente são moles, nada sólidos enquanto estão apenas no leite e até quando estão na papinha de frutas. Crianças mais velhas podem fazer um ou outro cocô mais mole sem que isso signifique diarreia. Mas então, como saber?

A diarreia é infecciosa e pode ser contraída ao colocar algo na boca, pelo toque da mão de outra pessoa infectada ou até mesmo pelo ar (Laura pegou pelo ar em ambiente fechado aos 5 meses de idade). O rotavírus, por exemplo, pode ficar até 25 dias intacto em uma mesa.

A reação orgânica da infecção é febre, mal estar, vômitos e 3 ou 4x mais idas ao banheiro (de maneira explosiva e de cheio muito forte).O calor e a febre causam o suor e a eliminação excessiva de água do corpo, por isso a importância da hidratação.

A diarreia AGUDA leva de 1 à 14 dias. A PROTRAÍDA (que pode ter ligação com intolerância ao leite ou ferimento no intestino), de 14 à 30 dias. Já a diarreia CRÔNICA dura mais de 30 dias.

A hidratação é fundamental, mas não basta.

A hidratação é fundamental, mas não basta.

O que fazer em caso de Diarreia?

Não tente ou peça para a criança prender a diarreia. Tem que deixar sair. Ao prender a diarreia, você prende os bichinhos dela dentro de você (ou da criança). Geralmente são explosões, fezes com cheiro muito forte. Mesma coisa como vômito, que “expulsa” a infecção.

Além disso, o que todo mundo sabe: HIDRATAR. Muita água e isotônico (água não tem sais minerais).

Não basta apenas hidratar: OMS e a importância do Zinco no tratamento da Diarréia

Além da hidratação, outra recomendação da Organização Mundial de saúde (OMS) e do Ministério da Saúde para manejo da diarreia é a suplementação de zinco. O zinco auxilia na regeneração da mucosa intestinal e pode diminuir a duração da diarreia de diversas causas, incluindo o rotavírus.

No início deste século, estudos demonstraram claramente a importância do zinco na regeneração da mucosa intestinal agredida. O zinco demonstrou ter um papel fundamental no crescimento, diferenciação e metabolismo celular. Verificou-se que seu uso rotineiro reduz a duração e severidade da diarreia, além de prevenir episódios subsequentes.

Desde 2004 a Organização Mundial de Saúde indica fortemente a suplementação oral de zinco em todos os episódios de doença diarreica aguda. Este foi considerado um grande avanço na tentativa de controlar esta doença e diminuir, consequentemente, sua preocupante prevalência nos dias atuais.

A cada 2 a 3 dias o nosso intestino “troca de pele”, re-epiteliza. A bactéria que causa a diarreia produz toxinas que causam lesões na pele do intestino. Com isso, as células eliminam toda água (e por isso a importância da hidratação) e não conseguimos absorver nutrientes, comidas. O vírus meio que “raspa” a pele do intestino. A cura da diarreia vem quando a pele finalmente consegue “trocar”, ou seja, quando há a re-epitelização da pele do intestino. E é aí que entra o Zinco. O Zinco acelera essa troca de pele e estimula o sistema imunológico (a defesa do corpo).

O Zinco tem como principal impacto no organismo a redução da frequência e da duração do episódio de evacuações durante os casos de diarreia em crianças menores de 5 anos. O mineral atual na manutenção da integridade da mucosa do intestino, dificultando a entrada de microrganismos, bem como, favorecendo na multiplicação e diferenciação das células intestinais, o que é fundamental para a regeneração da mucosa.

Pensando em tudo isso acima e nas recomendações da Organização Mundial da Saúde de que a diarreia infantil deve ser tratada com a reposição de zinco, os Laboratórios Aché lançaram o BioZinc, um suplemento de reposição de zinco.

biozinc

Diferentemente da Vitamina A, não há risco de superdosagem de Zinco.

Como prevenir a diarreia?

As seguintes medidas de saúde podem ajudar na prevenção:

  • Lave as mãos com frequência, principalmente após ir ao banheiro e antes de comer;
  • Use álcool em gel para desinfetar as mãos com frequência;
  • Reforce para as crianças para evitarem levar objetos à boca (eu sei, essa recomendação é, sem dúvida, a mais difícil).

Ao viajar para áreas subdesenvolvidas, siga as medidas abaixo para evitar a diarreia:

  • Beba somente água mineral e não use gelo, a menos que ele seja feito com água mineral;
  • Evite vegetais não cozidos ou frutas com casca
  • Evite frutos do mar crus ou carne malpassada
  • Evite o consumo de lacticínios, principalmente se tiver intolerância à lactose.

Tá pensando que ser mãe é brincadeira? LONGE DISSO! Hahaha Muitos cuidados, higiene reforçada e informação: isso tudo ajuda demais na saúde deles e no dia a dia da maternidade <3

#RelatorioUNICEF #UnidosContraADiarreiaInfantil #SerMaeNaoEBrincadeira #publieditorial

Comente!

  • Tayanne Lemes

    Oi Mariana td bem? Muito legal seu blog
    Vc vacinou as meninas contra o rotavírus?
    Estou na dúvida entre dar esta vacina ou não, por causa dos efeitos colaterais