E cá estamos de novo reforçando a higiene nasal da pequena.

Laura já faz até sozinha a higiene nasal. Não só no frio, mas no tempo seco, foi essencial para não deixar que ela fique doente ou se sinta mal na parte respiratória.

Laura já faz até sozinha a higiene nasal. Não só no frio, mas no tempo seco, foi essencial para não deixar que ela fique doente ou se sinta mal na parte respiratória.

Há exatamente um ano atrás, postei aqui no blog sobre como a higiene nasal havia mudado a vida da Laura (e a minha). Não é por acaso que retomo o assunto na mesma época.

Com o inverno e nas épocas de tempo mais seco em São Paulo eu literalmente dobro a higiene nasal da pequena. Não me restrinjo ao inverno apenas pois já tive experiências de tempo seco que chegaram a machucar o meu nariz e o da Laura. Contei aqui há alguns meses como o tempo estava seco em Madri nas nossas férias e o quanto fui grata por ter levado o Sorine SSC Spray na farmacinha da Laura, lembram? O calor em Madri estava enorme e a secura do ar idem. Logo que chegamos a Laura não parava de coçar o nariz e logo ressecou o meu também. Lá fizemos de 4 a 5x por dia a limpeza nasal.

Como o inverno ameaçou trazer a coriza de volta aqui para casa, além de limpar de manhã e de noite (antes de dormir) o nariz da Laura, o hábito da higiene nasal também é fortalecida antes de entrar na escola e logo que chega da escola. Impressionante como funciona rápido, como dá resultado. Ano passado, depois de um evento incrível do Aché (contei aqui) para entender os males dessa poluição e doenças respiratórias, especialmente nas crianças, introduzimos essa nova rotina em casa e nossa saúde agradeceu.

O evento nos esclareceu a importância da higiene nasal diária para a prevenção de doenças respiratórias e, consequentemente, os benefícios diretos na saúde das crianças – e nossas – e passei a fazer a higiene nasal na Laura logo que escovava os dentes de manhã e à noite. Senti uma diferença enorme! As corizas diminuíram muito. A tosse veio recentemente com o inverno e pulei para 4 a 5 vezes por dia a higiene, o que tem ajudado ainda mais. O frio aumentou esses dias em São Paulo e minha maior preocupação é tentar prevenir alguma infecção respiratória, algo que adoeça minha pequena. Não tem chovido quase nada e isso só piora tudo.

E porque a questão da baixa umidade (ou ar seco) no calor é tão ruim para a criança quanto o inverno? Um nariz seco, ou não hidratado, causa “buracos” na mucosa e, assim, fica mais exposta a infecções. Nosso nariz funciona exatamente como um filtro. É ele que filtra as impurezas e impede que elas entrem para as áreas aéreas superiores (acima da faringe) e inferiores (pulmões e etc…). Crianças com rinite têm maiores chances de se tornarem asmáticas (além da genética, claro) e, cuidando dessa limpeza nasal diariamente, hidratando a mucosa, o risco da rinite cai vertiginosamente. O ato de higienizá-lo todos os dias não apenas trata um possível problema/doença, como previne! Fizeram um teste com um grupo de pessoas e, entre 10 a 15 dias o número de “ites” havia reduzido bruscamente em relação aos que não fizeram limpeza nasal. O que se recomenda é que se lave DIARIAMENTE 2x o nariz e, quando doente, passe isso para 4 à 5x por dia. E foi isso que passei a fazer mesmo sem nem que chegue a adoecer: apenas de acordo com o frio ou o ar seco de onde estamos.

Sempre na farmacinha, mesmo que a viagem seja para lugares quentes.

Sempre na farmacinha, mesmo que a viagem seja para lugares quentes.

O Sorine que eu uso é o SSC Jato Contínuo (cloreto de sódio), que tem um spray super suave e pode ser aplicado em qualquer posição (360°), o que o torna mega prático. Também já usei o Sorine Nebulizador (cloreto de sódio), que de pé funciona como spray e de ponta cabeça funciona como gotas: ótimo também.

Postei no Instagram um vídeo usando o Sorine SSC jato contínuo na limpeza nasal da Laura para que vocês pudessem ver como é simples, rápido e como a Laura nem se importa (até acha gostoso).

Aconselho, baseado na nossa experiência aqui em casa, que vocês façam o teste, introduzam essa rotina, para ver a diferença na saúde da família. A mudança é enorme J

Beijokas!

P.S. – Lembrando que esses Sorines para limpeza nasal da criança não são o Sorine remédio que descongestiona o nariz com ação vasoconstritora (que contém nafazolina) – e que é vendido apenas com pedido médico. Essa é a linha Sorine Cloreto de Sódio, exatamente como o soro fisiológico, para ser usado diariamente na limpeza nasal da criança e do adulto, e que além de tudo tem várias apresentações (spray, nebulizador, gotas, SSC e agora o Jato Contínuo)

blog_sorine

A linha completa 🙂

#atitudespararespirarbem #sorine #publipost #baseadonaminhaexperiência

Comente!