Estimulando seu filho de acordo com a idade: a tecnologia que “cresce” com o seu filho.

 

Laura me ajudando a deixar tudo pronto para a chegada da Julia <3

Laura me ajudando a deixar tudo pronto para a chegada da Julia <3

Há cerca de 2 anos eu escrevi cinco posts com dicas sobre como estimular o desenvolvimento de acordo com a idade do seu filho. Os posts foram divididos por faixa etária: de 1 à 5 meses, de 6 à 11 meses, 12 à 18 meses, 18 meses à 3 anos e de 3 à 5 anos. Você encontra todos os posts aqui.

Acredito que toda mãe busca uma forma de estimular seu filhote da maneira correta e meu conselho aqui é o que eu já frisei em um post anterior, sobre o Fator Felicidade: respeitar o tempo da criança e ir estimulando de acordo com sua idade, sem pular etapas, sem se deixar influenciar (ou se sentir pressionada) pelo desenvolvimento do filho da amiga, da blogueira no Instagram, da artista da revista ou de quem quer que seja.

De acordo com Teresa Ruas (adoro!), especialista em desenvolvimento infantil e consultora Fisher-Price, é muito importante respeitar a etapa e o ritmo de desenvolvimento apresentado pela criança. “Cada fase possui características próprias que demarcam a forma como a criança interage com os objetos, brinquedos, pessoas e meio externo. Ao respeitá-las, permitimos que a criança expresse ativamente e sem cobranças específicas quais são as suas competências e aprendizagens. Dessa forma, as experiências ambientais podem, sim, se tornar um meio/recurso potente para motivar e empoderar as descobertas diárias em toda criança, em seu processo contínuo de crescimento e transformação”, completa Teresa Ruas.

Mas, será que, para estimular seu filho de forma correta a cada fase de desenvolvimento é preciso comprar trocentos brinquedos? Recentemente eu conheci a nova linha de Fisher-Price com uma tecnologia inédita chamada Smart Stages, significa que os produtos acompanham o crescimento do bebê, com 3 níveis de conteúdo, baseado em cada fase de desenvolvimento. Tem poltrona, scooter, zoológico, mochila animada, uma super pista de corrida com bloquinhos, um conjunto de chá, laptop, o Cachorrinho e (claro!) a “minha” Irmã do Cachorrinho que já está ansiosa pela chegada da Julia e que estampa o post lá em cima.

Laura, com 1 ano, beijando o Cachorrinho ao qual ela foi apegada por muito tempo. Ele já fez parte da linha Aprender & Brincar, que agora tem produtos com a tecnologia Smart Stages

Laura, com 1 ano, beijando o Cachorrinho ao qual ela foi apegada por muito tempo. Ele já fez parte da linha Aprender & Brincar, que agora tem produtos com a tecnologia Smart Stages

É muito bacana saber que agora para a Julia, ela terá a Irmã do Cachorrinho não só para brincar, mas para também crescer ao lado dela! Adorei a proposta de Fisher-Price de pegar modelos que já eram muito legais e adicionar a tecnologia Smart Stages aos seus novos brinquedos para que eles sigam acompanhando o crescimento, estimulando o interesse da criança e o seu aprendizado.

Laura testando a Irmã do Cachorrinho com o qual ela tanto brincou,  que agora tem a tecnologia Smart Stages.

Laura testando a Irmã do Cachorrinho com o qual ela tanto brincou, que agora tem a tecnologia Smart Stages.

 

Laura não larga a Irmã do Cachorrinho da Julia, que, no estágio 3, canta músicas como “Dona Aranha”, faz sons de animais que ela reconhece... Laura com 4 anos anda super agarrada com a Cachorrinha. Logo logo ela estará no nível 1 para que a Julia se divirta <3

Laura não larga a Irmã do Cachorrinho da Julia, que, no estágio 3, canta músicas como “Dona Aranha”, faz sons de animais que ela reconhece… Laura com 4 anos anda super agarrada com a Cachorrinha. Logo logo ela estará no nível 1 para que a Julia se divirta <3

Como cada criança se desenvolve em um ritmo diferente, o Smart Stages oferece aos pais a possibilidade de selecionar o estágio ideal para seus filhos. Para alterar o nível dos brinquedos, basta seguir alguns passos bem simples e que variam de produto para produto. Por exemplo: ou deslizando uma chave, ou inserindo a idade para que as mudanças ocorram automaticamente, ou no caso da Irmã do Cachorrinho, basta pressionar o pezinho esquerdo que diz “Pressione e Segure” por alguns segundos.

Legenda: A Irmã do CACHORRINHO APRENDENDO A BRINCAR já tem a tecnologia Smart Stages com uma variedade de músicas apropriadas para cada estágio de desenvolvimento, além de frases e sons nos três níveis (explico abaixo). O coração dela acende e pisca junto com a música

A Irmã do CACHORRINHO APRENDENDO A BRINCAR já tem a tecnologia Smart Stages com uma variedade de músicas apropriadas para cada estágio de desenvolvimento, além de frases e sons nos três níveis (explico abaixo). O coração dela acende e pisca junto com a música.

Os três níveis da linha são os seguintes:

  1. Explorar (a partir de 6 meses): Desperta a curiosidade do bebê, apresentando as primeiras palavras e sons que estimulam a curiosidade.
  2. Estimular (a partir de 12 meses): Guia e estimula o bebê com perguntas e orientações simples.
  3. Imaginar (a partir de 18 meses): Brincadeiras que estimulam a imaginação e faz de conta através de canções e frases.

Como funciona:

Ao escolher o nível 1 da Irmã do Cachorrinho, por exemplo, e pressionar a mão esquerda, ela falará “Mão”. Já no nível 2, o bebê irá escutar “Mão Azul. Onde está a minha orelha?” dessa forma ele começará a aprender mais sobre cores e será incentivado a fazer conexões e buscar a resposta da pergunta. Apertando a orelha após a pergunta, fará com que a Irmã do cachorrinho afirme “Orelha! Isso mesmo!”. E no nível 3, apertando a mesma mão esquerda o conteúdo se transforma em uma música mais elaborada que explica sobre a hora de lavar as mãos, incentivando a criança a aprender a cantar junto.

Brinque com seu filho, respeite seu tempo e curta esses momentos que não voltam mais. Estou ansiosa para reviver esses primeiros passos e estímulos com a Julia. Estímulo esses que foram não só importantes para o desenvolvimento da Laura ao longo dos primeiros meses, mas também para o vínculo dela comigo e com o pai. Rever esses posts sobre desenvolvimento (sim, eu fico relendo meu blog para lembrar como foram certas coisas com a Laura pois a #gestonta aqui não lembra nem o que comeu ontem hahaha) e me bate uma saudade daquela fase… Bora viver tudo isso de novo e curtir cada minuto <3

#baseadonaminhaexperiência #SmartStages #MamãeFisherPrice #publi

Comente!

  • JessicaeDudison Stremel

    Mas aonde eu encontro para comprar, pq todos que eu pesquisei são com o pé diferente, não tendo a opção de mudar de fases …

    Bjks

    Jessica