Estimule o desenvolvimento do seu filho com atividades criativas! 1 a 5 meses

Quando a Laura nasceu, ela basicamente dormia-chorava-mamava-fazia cocô-dormia-chorava-mamava-fazia xixi e esse era o ciclo non-stop pelo primeiro e segundo mês. Aos poucos, a pequena passou a ficar mais e mais tempo acordada. Quando inserimos a rotina, logo no 2° mês, ela passou a comer no horário certinho, dormir a noite toda e, portanto, ficava mais descansada e tinha períodos maiores acordada.

Ao mesmo tempo que eu curtia mais e mais o fato de ela ficar mais tempo acordada, eu passei a me perguntar como eu poderia aproveitar esse tempo acordada em benefício do desenvolvimento dela. Claro que eu passeava, tentava mostrar coisas… Mas o que eu poderia dar para ela brincar? Que atividade eu poderia fazer com ela?

Um dos momentos mais marcantes na vida de qualquer pessoa, a chegada de um filho provoca mudanças e traz novos desafios. Entre eles, garantir o desenvolvimento integral do bebê. E para isso, os brinquedos são fundamentais. Brincar, em qualquer idade, é saudável por criar e ajudar no desenvolvimento de situações estimuladoras para que a criança, por si mesma, descubra o mundo a sua volta.

Eu ainda nem era “Mamãe Fisher-Price” quando li o Guia de Brincadeiras deles, que fala das diferentes fases do bebê e o que podemos fazer para estimular seu desenvolvimento. Desenvolvido a partir do site de Fisher-Price, que contou com com a ajuda da Teresa Ruas, consultora da marca e especialista em desenvolvimento infantil, esse guia me auxiliou e me deu idéias… Ao final de cada fase, vou escrever minha experiência nesse período e colocar fotitos da Laura 🙂 Vou dividir por meses os posts, ok?

1 A 5 MESES 

Logo com 1 mês, o bebê focaliza um objeto a uma distância entre 20 e 25 centímetros, mas não consegue ver detalhes. Ele também ouve sons agudos e fica quieto ao ouvir sons graves. Cada novo dia traz uma surpresa. Aos 5 meses o bebê não apenas vê perfeitamente objetos como consegue alcançá-los e levá-los à boca. Para estimular a coordenação dos olhos e das mãos nos seus primeiros meses de vida, a sugestão é de brinquedos de diferentes formatos, tamanhos e texturas.

  • Móbiles, brinquedos musicais para berço, bonecos macios e atividade com espelhos;
  • Brinquedos fofinhos para bater, que estimulem o autoconhecimento, musicais portáteis e de estímulo para atividades;
  • Chocalhos de mão ou brinquedos em formato de círculo, ginásios de chão e atividade com espelhos também são saudáveis;
  • Brinquedos que estimulem o desenvolvimento físico (como o ato de chutar), com luzes que piscam e tocam música. Outra dica são as mantinhas de atividades;
  • Produtos portáteis, com variedade de sons, cores e luzes brilhantes, chocalhos de mão ou brinquedos em formato de argola.

SUGESTÃO DE BRINCADEIRA:

Ginásio Meus Bichinhos, da Fisher-Price

Ginásio Meus Bichinhos, da Fisher-Price

O ginásio é circular e tem 3 arcos que facilitam o acesso da mãe ao bebê. Ele vem com diversos brinquedos que o estimulam e o recompensam com sons e luzes. É um item que acompanha o seu crescimento, com tamanho e variedade de brinquedos. Dobrável para levar em qualquer lugar.

Laurinha no seu ginásio/tapete de atividades. Foi nele que aprendeu a rolar e foi estimulada a tocar nas coisas, se viu no espelho...

Laurinha no seu ginásio/tapete de atividades. Foi nele que aprendeu a rolar e foi estimulada a tocar nas coisas, se viu no espelho…

LAURA

Comecei a colocar Laura na cadeirinha (ou Bouncer) aos 15 dias. Ficava um pouco, depois fui aumentando o tempo dela na cadeirinha. Os móbiles a estimularam querer pegá-los (com os pés e com as mãos), o balanço era gostoso e foi nela que comecei a dar a papinha doce enquanto a Laura ainda não conseguia/podia sentar no cadeirão.

Pegando o móbile pela primeira vez, com as mãos...

Pegando o móbile pela primeira vez, com as mãos…

 

...e com os pés <3

…e com os pés <3

Também a pedido da pediatra, comecei a colocar a almofada de amamentação em volta dela, tanto de bruços, quanto de frente, para exercitar o “sentar”, os músculos das costas e etc… No começo, aos 4 meses, deixava uns 15 minutos de cada lado e ela se divertia. Depois foi ficando mais e mais, até que sentou e perdeu a graça a almofada hahahaha

IMG-20120421-01572

Laurinha de bruços na almofada de amamentação…

..e "sentada". <3

..e “sentada”. <3

E, claro, o macaquinho que acende o nariz e toca música e era o melhor amigo da Laura no carrinho e no bebê conforto. Fiel companheiro, que ela agarrava muito, apertava o nariz sozinha (e eu quase morria de susto porque ainda não estava acostumada com ela fazendo isso: apertando e esperando a reação: a música do macaquinho – ou do móbile que, quando puxava, também fazia o sim do leão rugindo, do elefante… Eu tomava cada susto sozinha que OLHA hahaha)

Laurinha e seu fiel escudeiro por meses :)

Laurinha e seu fiel escudeiro por meses – até dormindo 🙂

No próximo post, as brincadeiras de 6 à 11 meses 🙂

Beijokas!!

Comente!