Higiene, cuidado e amor: arrumando tudo para a troca de fraldas.

SAM_2501_red

Como eu falei há alguns posts, fico repassando na cabeça vários momentos da vida de recém nascido da Laura, vendo fotos mil dela pitica e pensando se há algo que eu vou precisar resgatar no HD queimado do meu cérebro pós maternidade e 2ª gestação hahahaha

Lembro que cada troca dos primeiros dias era todo um processo mental de passo a passo, repassando tudo que aprendi na maternidade (não fiz curso de gestante) ou trocando meus sobrinhos. Depois de passar uns 4 dias trocando sei lá quantas vezes por dia, o processo todo já tinha ficado automático (mas confesso que ainda dava uma checada no caderninho para ter certeza – a neurótica hahaha). Eu e meu marido checando se uma ou outra coisa tinham sido feitas, apenas discordando SEMPRE da maneira que cada um colocava o body na Laura (eu colocava por baixo e ele dizia que aquilo ia esgarçar a gola, ele colocava por cima e eu morria de aflição dos dedinhos podendo ficar presos, do bracinho hahahah) – e isso vai se repetir com a Julia certeza.

Aprendendo a trocar a Laura, com 1 dia de vida, na maternidade. E pra refazer em casa? Hahahah Anotando tudo (foto: Publivídeo)

Aprendendo a trocar a Laura, com 1 dia de vida, na maternidade. E pra refazer em casa? Hahahah Anotando tudo (foto: Publivídeo)

1051

Umbigo para limpar, creme para passar, rotina da troca de fralda, pós banho… UFA! (Foto: Publivídeo)

Resolvi então começar a organizar o cantinho de troca da Julia essa semana, enquanto o enxoval do quarto não chega. A cômoda, o berço, a poltrona e a mesa de cabeceira eram da Laura então falta esperar cortina, jogo de berço, porta treco, papel de parede… E enquanto isso não acontece, foquei em reorganizar – no cérebro inclusive – o que vou precisar à disposição para a troca dela no trocador (que, como falei, é todo novo porque pirei nas barras levantadas que dão mais segurança na hora da troca, pro bebê não rolar).

Como falei no post anterior sobre troca, quanto mais segurança melhor, não só física, mas nos seus atos. Saber que você conta com produtos feito especificamente para a pele delicada do seu bebê, por uma empresa que é responsável por 90% das pesquisas mundiais sobre os cuidados, higiene e bem estar do bebê te deixa tranquila para focar em todo o resto que quer acertar (ou não esquecer). Produtos novos são lançados periodicamente, mas com a expertise de JOHNSON’S® em bebês, a gente só vai ficando mais sossegada. Uma coisa ~maravilinda~ de poder contar com novos lançamentos ou novidades no mercado é que na época da Laura eu usava Desitin e tinha que esperar alguém ir para os EUA para trazer mais para mim, estocando o máximo possível. Hoje eu acho em qualquer farmácia graças à JOHNSON’S® hahahaha

Aloka do Desitin, estocado em tudo que era canto hahaha Laura com 4 dias de vida <3

Aloka do Desitin, estocado em tudo que era canto hahaha Laura com 4 dias de vida <3

Como se vê na foto acima, as coisas ficavam super a mão, fosse na bandeja, no porta treco (fraldas, lavanda, creme hidratante…) ou nas gavetas de cima (fraldas de boca, de pano para forrar o trocador de plástico). Na minha arrumação atual, deixei as coisas mais na bandeja, embora ainda faltem o álcool gel (para nossas mãos antes e depois da troca) e o álcool para a troca do umbigo, que só fica alguns dias por ali. E como arrumei, então?

SAM_2502_red

Para a troca de fraldas:

As toalhas não são apenas importantes para a troca de fraldas, mas também para limpar o corpo e o rosto do bebê (são hipoalergênicos e oftalmologicamente testados, seguros para a pele do bebê). A toalhinhas JOHNSON’S®  são desenvolvidas com a fórmula Chega de Lágrimas®, podem ser utilizadas em todo o corpinho, inclusive ao redor dos olhos. Então, se o bebê acabou de acordar e tem aquelas remelinhas, se o bebê se mexe muito e coloca a mão no cocô que estava na fralda – ou vazado nele, você pode usar a toalhinha. No caso da Laura será muito importante pois quero incluí-la em todo processo, fazer com que ela se sinta parte da troca, do banho, da escolha das roupas. A toalhinha vai ajudar MUITO na hora que algo cair nela hahahaha

Como falei no post anterior, esse foi um ponto muito importante de aprendizado nesses anos de blogosfera e em eventos da JOHNSON’S®: saber que as toalhinhas desenvolvidas por eles foram feitas mesmo para a pele do bebê e, ajudam a prevenir assaduras e hidratam a pele por 7 horas. Uma neura minha que não mudou de uma filha para outra é a certeza de que um produto feito para adultos NÃO é um produto para crianças ou mesmo bebês. A Laura não usa coisas de adulto e a Julia não usará coisas da Laura. Cada fase tem produtos específicos para sua idade e pele (no caso do bebê, super delicada).

Outros produtos da bancada:

  • Algodão (para alguma limpeza mais específica, para pingar água quentinha se tiver prisão de ventre, para passar a lavanda ou para qualquer outra necessidade);
  • Óleo JOHNSON’S® para as “craquinhas” da troca do umbigo ou sujeirinhas mais “insistentes”;
  • Loção Hidratante JOHNSON’S® para depois do banho (falarei disso em um próximo post);
  • Cotonetes JOHNSON’S® para limpar em volta do umbigo e as dobrinhas da orelha (orelha, não ouvido, pelamordeDeus);
  • Lavanda JOHNSON’S® por motivos emocionais (depois eu conto) para passar com algodão nela e às vezes na roupa;
  • Escova de cabelo, termômetro, lixa de unha, cortador de unha e aspirador nasal (caso necessário)

Passos para Trocar a Fralda do Bebê

  • Coloque o bebê deitado em uma superfície plana, macia e segura.
  • Retire a fralda, levantando as abas adesivas e então dobre as tiras adesivas sobre si mesmas para que não grudem no bebê.
  • Com um lenço umedecido ou bola de algodão umedecida em água, limpe a área genital, da frente para trá
  • Coloque uma fralda limpa sob seu bebê e seque com um pano limpo. Uma boa ideia é aplicar uma camada fina de creme contra assaduras para proteger o bumbum do bebê da assadura causada pela fralda.
  • Prenda a fralda limpa com a tira adesiva, de trás para frente na fralda. Ela deve ficar bem presa, mas não apertada.
  • Por fim, jogue fora a fralda suja e lave suas mã

Dicas para Troca de Fraldas

  • Nunca deixe seu bebê sozinho em uma mesa ou superfície de troca de fralda, nem mesmo por um instante (e nem mesmo com o trocador como o meu. Bastam segundos pro bebê dar uma pirueta e cair de lá, sabe Deus como)
  • Os pais de primeira vez ficam sempre surpresos com quantas fraldas eles lidam durante o dia – tenha sempre muitas fraldas disponíveis
  • Antes e após a troca da fralda do bebê, verifique se lavou as mãos

A JOHNSON’S® produziu esse vídeo abaixo, que pode ser encontrado no Ritual da Troca do site oficial (aqui http://www.johnsonsbaby.com.br/ritual-de-troca-de-fraldas ), junto à outras dicas. Eu adorei e compartilho com vocês:

Escrevo como funcionou para mim, em nenhum momento gostaria que pensassem que dito alguma regra 🙂 Mas, quando dá certo pra mim, eu gosto de compartilhar. E que venham todos os erros e acertos das trocas de fralda da nossa 2ª princesa, Julia.

Beijokas!

#publieditorial #EmbaixadoraJohnsonsBaby #baseadonaminhaexperiência

Comente!