Mastite? Leite empedrado? Dores nos seios? Dutos obstruídos? A terapia 3 em 1 ajuda e alivia esses problemas durante a amamentação!

(Foto:  © Corbis)

(Foto: © Corbis)

Como eu já falei aqui no blog, sofri com a falta de informação durante a amamentação da Laura. Ser embaixadora da Lansinoh me aproxima de produtos que teriam me ajudado muito nessa fase. Fico muito feliz em poder ser porta-voz de produtos que fazem desse momento especial e mágico ainda mais  gostosos e prazerosos.
 
A dica de hoje é a Terapia 3 em 1 para os Seios TheraPearl que conheci recentemente. São compressas reutilizáveis não tóxicas que podem ser utilizadas quentes ou frias, para ajudar a aliviar dor, inchaço, ingurgitamento, dutos obstruídos ou mastites. Desenvolvida por médicos e aprovada por consultoras de amamentação, o produto possui design exclusivo que se encaixa perfeitamente ao seio, fornecendo alívio 360 graus e é o único produto no mercado que tem três usos em um. Ela pode ser utilizada como compressa fria para aliviar ingurgitamento, compressa quente para aliviar mastites e dutos obstruídos, e também como quente/morna para auxiliar a reduzir o tempo de bombeamento com a bomba tira-leite.
Terapia3em1
Mesmo não precisando agora, não aguentei de curiosidade e aqueci no micro-ondas para ver como é. Além de ser super suave o toque, aquecido dá uma sensação bem gostosa.
Leve, 360 graus e quentinho delícia :)

Leve, 360 graus e quentinho delícia 🙂

A capinha de toque super suave

A capinha de toque super suave

Nos primeiros dias após o parto, alguns problemas podem ocorrer nas mamas dificultando a amamentação. A Baby Planner e Consultora em Amamentação, Patrícia Tsukada, dá dicas simples para superar essas dificuldades. Aqui abaixo, algumas dicas, informações sobre o produto e como cuidar dele, para que dure ainda mais:

1)    O que é ingurgitamento e o que posso fazer para melhorar?
O ingurgitamento, ou o “leite empedrado”, é o inchaço das mamas, que ocorre quando o leite desce deixando a mama pesada, quente e dura. Algumas dicas para aliviar o ingurgitamento são:
– A mamãe deve, em primeiro lugar, amamentar frequentemente para aliviar o peso da mama
– Pode-se ordenhar o leite manualmente ou com uma bomba tira-leite para deixar a mama macia e facilitar a pega do bebê
–  Faça compressas frias para ajudar a tratar o ingurgitamento
 
2)    O que é mastite e o que posso fazer para melhorar?
Quando o duto bloqueado ou ingurgitado não é desobstruído, o tecido mamário é infectado, deixando parte da mama vermelha, quente, inchada e amolecida – a chamada Mastite. Nesse caso, a mamãe não se sente bem e tem febre.
    • Os sintomas da mastite normalmente incluem uma febre de 38,5°C ou mais, calafrios, dor semelhante à gripe, mal estar e doença sistêmica.
    • leite extraído pode parecer irregular, gelatinoso ou pegajoso. Este leite é bom para o bebê, mas algumas mães preferem forçar os “caroços” para fora.
    • leite pode ter um gosto mais salgado devido ao aumento do teor de sódio e cloreto – alguns bebês podem resistir / recusar o peito devido a esta mudança temporária.
    • leite pode conter ocasionalmente muco, pus ou sangue.
A mastite pode ser causada por:
    • Ingurgitamento ou extração de leite insuficiente (devido a problemas de pega, sucção ineficaz, freio lingual curto ou outra variação anatômica, dor nos mamilos, bebê sonolento ou distraído, excesso de leite, amamentação apressada, tempo limitado do bebê no peito, gêmeos ou mais bebês, etc.)
    • Mamadas infrequentes / ignoradas (devido a dor nos mamilos, dentição, uso excessivo de chupeta, mãe ocupada, retorno ao trabalho, desmame abrupto, etc.)
    • Pressão nos dutos (de dedos, sutiãs ou roupas apertadas, dormir de bruços, etc.)
    • Inflamação (de uma lesão, infecção bacteriana, ou alergia)
    • Anemia, estresse, imunidade baixa
 Algumas dicas para aliviar a mastite são:
–    Observar a posição correta da mamada
–    Mantenha o bebê mamando frequentemente do lado que estiver inchado
–    Massagear delicadamente a parte inchada em direção ao mamilo
–    Fazer compressas quentes/mornas diretamente na mama antes da amamentação, entre os intervalos de amamentação ou durante a ordenha de leite para aliviar a dor e a inflamação
–    Antibióticos e outros tratamentos indicados pelo médico para tratar a mama inflamada
–    Se mamãe não quiser amamentar o lado infectado, deve se ordenhar o leite
–    Deve se retirar o leite várias vezes ao dia
–  A Terapia 3 em 1 para os Seios TheraPearl pode ser utilizada quente/morna diretamente na mama antes e durante a amamentação como uma compressa, e entre os intervalos de amamentação ou seções de bombeamento para alívio de dor e inflamação
O que é a obstrução dos dutos e como a Terapia 3 em 1 para os Seios TheraPearl pode ajudar?
O duto obstruído (ou bloqueado) é quando a área da mama em que o leite desce fica obstruída. Os poros dos mamilos podem estar bloqueados (muitas vezes chamado de bolha de leite) ou ainda a obstrução pode ser mais para trás, no canal do leite. O duto obstruído normalmente vem de forma gradual e afeta apenas uma mama.
As mães geralmente notam um caroço
Ocasionalmente a mãe só vai perceber a sensibilidade ou a dor, sem uma protuberância óbvia ou área de ingurgitamento. A localização do caroço pode mudar.
O duto obstruído normalmente vai ficar mais dolorido antes da amamentação e menos sensível depois, e a área normalmente fica menos irregular ou menor após a amamentação. Amamentar no lado afetado pode ser dolorido, principalmente durante a descida do leite.
Geralmente não há sintomas sistêmicos para os dutos obstruídos, mas uma febre baixa (até 38,5°) pode aparecer.
Os dutos obstruídos também podem causar:
    • A produção de leite e bombeamento de saída da mama afetada pode diminuir temporariamente. Isso é normal e, após mais uma amentação / bombeamento, geralmente que as coisas voltam ao normal em um curto período de tempo.
    • Ocasionalmente a mãe pode exprimir um “fio”, grãos de leite engrossados, ou um leite mais espesso.
    • Depois que um duto obstruído ou mastite for resolvido, é comum que a área continue avermelhada ou tenha uma sensação de machucado por uma semana ou mais.
Os dutos obstruídos podem ser causados por:
    • Ingurgitamento ou extração de leite insuficiente (devido a problemas de pega, sucção ineficaz, freio lingual curto ou outra variação anatômica, dor nos mamilos, bebê sonolento ou distraído, excesso de leite, amamentação apressada, tempo limitado do bebê no peito, gêmeos ou mais bebês, etc.)
    • Mamadas infrequentes / ignoradas (devido a dor nos mamilos, dentição, uso excessive de chupeta, mãe ocupada, retorno ao trabalho, desmame abrupto, etc.)
    • Pressão nos dutos (de dedos, sutiãs ou roupas apertadas, dormir de bruços, etc.)
    • Anemia, estresse, imunidade baixa
Recomendações comuns para o tratamento de dutos obstruídos são o calor (com compressas quentes / mornas), massagem, descanso, e esvaziamento da mama (por amamentação ou bombeamento) e, por vezes, exige antibiótico se os sintomas não diminuem de 12 a 24 horas, ou se a mãe está agudamente doente.
A Terapia 3 em 1 para os Seios TheraPearl pode ser utilizada quente/morna diretamente na mama antes e durante a amamentação como uma compressa, e entre os intervalos de amamentação ou seções de bombeamento para alívio de dor e inflamação.
 
3) O que fazer para o bebê fazer a pega correta quando a mama está muito cheia?
Você pode fazer uma compressa quente/morna diretamente na mama para facilitar a descida do leite, e em seguida ordenhar o leite para que a mama fique macia, facilitando a pega correta para uma mamada eficiente.
 
4) O que fazer para facilitar a descida do leite na hora da ordenha?
Você pode fazer compressa quente/morna diretamente na mama antes da ordenha, ou se você tiver a Bomba Tira leite pode colocar a compressa morna em volta da flange da bomba durante a ordenha de leite para facilitar a descida do leite. Estudos tem mostrado que o peito aquecido auxilia mais na descida e na liberação do leite materno do que o peito frio. Após aquecer a compressa e colocá-la sobre a flange da bomba tira-leite, o calor vai incentivar a descida do leite e é provável que ele comece a fluir mais rapidamente.
 
5) Eu posso utilizar a Terapia 3 em 1 para Seios TheraPearl ao mesmo tempo que uso a Lanolina HPA?
Não há nenhuma razão que impeça o uso conjunto das compressas TheraPearl com a Lanolina HPA, porém, lembre-se de limpar suas compressas após a utilização pois pode ter ficado algum resíduo da Lanolina.
 
6) Eu utilizei minha Terapia 3 em 1 para Seios TheraPearl por um período e as bolinhas começaram a quebrar. Isso é normal?
As bolinhas de suas Compressas TheraPearl vão começar a quebrar com o uso. Isso é perfeitamente normal, e suas Compressas vão continuar funcionando normalmente mesmo com as bolinhas quebradas.
 
7)  Como saber quando é a hora de descartar minha Terapia 3 em 1 para Seios TheraPearl?
Você deve descartar suas Compressas TheraPearl quando elas tiverem perfurado ou estourado.
 
8) O que eu devo fazer se eu continuar utilizando as Compressas TheraPearl mas a dor não cessar?
Procure seu médico.
 
9) Eu posso colocar as Compressas TheraPearl diretamente na minha pele, sem a capa lilás?
As compressas podem ser colocadas diretamente na pele, porém lembre-se se sempre testar a temperatura antes de aplicar.
 
Aqui nesse link você encontra outras respostas super bacanas, tanto sobre o uso, quanto sobre como cuidar das suas compressas. É só clicar na aba “Perguntas Frequentes”
 
Espero que esse post ajude quem está sofrendo durante a amamentação. Eu não soube dele quando amamentei e acredito que teria me ajudado na época a descer o leite, a aliviar as dores…
 
#ApoioLansinoh  #LansinohMoms #EmbaixadoraLansinoh
 
selo_lansinoh_final-01_red

Comente!

  • Viviane Petri

    Nossa eu amei. Se soubesse de tudo isso como vc disse, teria evitado muitas dores…
    Eu mesmo com mastite, e pega incorreta eu continue firme e consegui amamentar até 1 ano e 1 mês. Mas as primeiras noites foi de muita febre, acordar molhada da cabeça aos pés, devido a febre da madrugada.
    Era amamentadndo e chorando, mesmo doendo não desisti, mas se tivesse tido todas informações teria sido melhor para nós dois.
    Mas no próximo já sei como devo fazer.
    Texto maravilhoso e muito explicativo.
    Bjs
    Vivi e Isaac

  • Ellen Cristina Camargo Lobo

    Ótimas informações mas onde comprar??????