Nascimento dos dentes tem seus perrengues (ou não). Aqui foi na alimentação.

E de repente, travou a alimentação.

Comida que era bom, nada. Mas o pão ela queria sempre :/

Julia vinha comendo de tudo – e muito bem. Salmão, frango, carne, arroz, feijão, legumes… Eu e o marido falávamos um para o outro sobre a sorte que tivemos com duas filhas que não tiveram problema nenhum para comer. Até que…

De um dia para o outro, Julia passou a cuspir, travar a boca e dizer não (e até chorar) para cada colher de comida. As únicas coisas que ela pedia (apontando, abrindo o bocão e dizendo “ah ah ah”) eram: melancia e pelotas de arroz frio  – quando via no tupperware.

Improvisando na alimentação.

Quanto dente, mamãe <3

Ela também pedia dessa forma acima polvilho e pão, mas ela deixava amolecer na boca. Juntando isso com o fato de ela querer e aceitar fruta e arroz gelado, desconfiei que fosse algum desconforto na boca.

Para não deixar de comer proteína, passamos a fazer arroz com ovo mexido, misturadinho. Aos poucos fui introduzindo brócolis picadinho, daí espinafre, mas quando chegou na carne… Cuspiu tudo de novo.

Como ela odeia que mexa dentro da boca dela, então esperei ela abrir brincando e olhei. Lá estava ele: UM BAITA MOLAR. E não, não estava “na hora dele”.

Falamos com a pediatra que matou na hora a questão do desconforto do dente ser a razão da alimentação ter empacado. Voltamos ao estágio anterior, da papinha amassada no garfo, mantendo as texturas, com músculo desfiado. Ela voltou a comer o prato todo. UFA

Agora, aos poucos e com paciência, vamos voltando ao estágio onde estávamos: a mesma comida da gente.

O nascimento dos dentes.

O “sorriso de hipopótamo”, segundo a maravilhosa Milene do blog Diiirce <3

O nascimento dos dentes pode trazer muitos desconfortos, embora há bebês que não passam por nada (ainda bem!!). Com a Laura foi uma época de assadura daquelas que deixam em carne viva e me matavam de aflição e vontade de chorar olhando ela.

O mais comum é o combo: diarreia + assadura. E por que? Porque no meio de tanta baba que escorre pela boca, a mão – muitas vezes não propriamente limpa – vai até lá para tentar coçar e aliviar o desconforto dos dentes nascendo e crescendo.

Aquela mão leva bactérias na boca e isso gera uma diarreia básica. Essa diarreia – seja pela acidez ou pela quantidade de evacuações no dia – causa a assadura.

Há uma ordem teórica para o nascimento dos dentes. Uma ordem generalizada pois é como acontece com a maioria dos bebês. A Julia entra na minoria: o molar nasceu antes que o 4º dente de cima. Pior: nasceram mais 3 ao mesmo tempo na sequência, sendo um deles outro molar – só que superior.

Essa imagem e texto acima são do blog (que adoro!!) Mundo Ovo. Lá há um post muito muito bacana sobre o nascimento dos dentes – aliás, devorem o blog todo <3

A ordem da Julia, baseado na imagem acima: 1, 2, 4, 3 (apenas um deles), daí o molarzão 6 inferior direito que desorganizou a alimentação, e agora estão nascendo juntos: o outro 3, o molar 6 superior e o 5 superior. TUDO ERRADO hahahaha Errado não, mas fora da ordem da maioria.

Ou seja, sem pânico!

Um mantra que sempre repito aqui: cada criança é uma criança, não há manual ou uma fórmula que sirva para todas. Os dentes nascem em outra ordem? Ok. Seu bebê ainda não senta? Ok. O bebê da sua amiga andou antes? Ok. Fale sempre com o pediatra, mas não entre em pânico. É preciso respeitar o tempo e a individualidade de cada bebê.

Demos 2 passos para trás e, com doses de paciência, estamos quase chegando onde estávamos antes. Aliás, paciência e calma são as palavras chaves em tudo no desenvolvimento <3

Beijos!

Comente!

  • Danielle Schatz

    Minha Sarah está exatamente assim. Tá comendo bem pouco ( quase nada) mas ainda não está recusando tudo. Ela só tem 1 ano e 3 meses. Os primeiros dentes demoraram bastante para sair, com 10 meses e saíram os dois de uma vez.

    Agora tá com os dois 4 e um 3 do lado esquerdo. Tudo ao mesmo tempo.

  • Maria Clara Koc

    Aqui em casa passei por isso tb. Minha bebe tem 15 meses e os molares e caninos resolveram nascer todos juntos. Foi um sofrimento! Agora q apontaram tudo melhorou. Mari, uma dúvida, como vc oferece carne para Júlia? Tenho medo de oferecer pedaço, por aqui é carne moída ou desfiada.

  • Vocês conhecem o Âmbar Báltico? Ajuda muito na fase de dentição do bebê. Saiba como funciona em http://www.ambarbaltico.com.br