UPDATE do post: Nossos dias na Praia do Forte (Bahia) <3

Laurinha vendo de perto onde nasce o côco <3

Laurinha vendo de perto onde nasce o côco <3

Fui contratada para um show na Praia do Forte em novembro. Coincidentemente, no mesmo fim de semana em que eu e meu marido faríamos 7 anos juntos, então aproveitamos para adiantar um dia e aproveitarmos ao máximo esse lugar tão lindo.

Praia do Forte

Nós e nossos amigos indo de TukTuk pro centrinho da Praia do Forte e Laura correndo por lá.

Nós e nossos amigos indo de TukTuk pro centrinho da Praia do Forte e Laura correndo por lá.

Localizada na Costa dos Coqueiros, litoral norte da Bahia, a 56 km do Aeroporto Internacional de Salvador, esse antigo vilarejo de pescadores, com belas praias, piscinas naturais, coqueirais, lagoas, cachoeiras, trilhas e reservas ecológicas, é um destino imperdível para quem vai fazer turismo na Bahia. A charmosa Vila repleta de belas lojas, cafés, bares e restaurantes é o principal point para os visitantes que chegam de diversas partes do mundo para conhecer o local.

Além do Parque Histórico Garcia D’Ávila e do Projeto Tamar (falo dele abaixo), um dos cartões postais de Praia do Forte é a Capela de São Francisco de Assis. A igrejinha, hoje toda recuperada, fica em frente à praia do Porto. Contam que foi construída pelos pescadores em 1900. No altar estão as imagens de São Francisco de Assis, São Benedito e Nossa Senhora da Conceição, e nas paredes telas do pintor baiano Carlos Bastos retratando a via sacra. A sua localização privilegiada, compondo com o mar e as embarcações, é o cenário ideal para a realização de casamentos, não só dos nativos, mas de visitantes de diversas partes do Brasil que escolhem Praia do Forte para casar.

SAMSUNG CSC

A linda Capela de São Francisco de Assis no centrinho da Praia do Forte.

Nossa caminhada MARAVILHOSA pela areia de volta pro Resort...

Nossa caminhada MARAVILHOSA pela areia de volta pro Resort…

 

PROJETO TAMAR

Projeto Tamar <3

Projeto Tamar <3

A entrada é um carimbo que da dó de tirar, o lugar é lindo e as crianças aprendem muito.

A entrada é um carimbo que da dó de tirar, o lugar é lindo e as crianças aprendem muito.

Tiramos uma tarde para mostrar para a pequena o trabalho lindo do Projeto Tamar. Fomos de Tuk-Tuk e passeamos pelo centrinho da cidade J O Projeto Tamar trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção.

Todos os anos, entre setembro e março, esses animais chegam para desovar na Praia do Forte e em outros pontos da costa brasileira. Mais de 50% dos ninhos protegidos pelo Tamar no Brasil ocorrem em praias baianas. O litoral norte da Bahia é a principal área remanescente de desova de tartarugas-cabeçudas e tartarugas-de-pente no Atlântico Sul. Também ocorrem desovas de tartarugas-oliva e, em menor número, de tartarugas-verdes.

O Centro de Visitantes (CV), ao redor do Farol Garcia D’Ávila, foi criado em 1982 e mostra o que o Tamar faz para proteger as tartarugas marinhas através de sensibilização e educação ambiental. O CV e a loja são estruturas de geração local de emprego, renda e arrecadam recursos para as ações de conservação do Projeto. Uma programação cultural para a população local e visitantes acontece periodicamente. Funciona todos os dias, das 09:00h às 17:30h.

Laura aprendeu coisas, viu as tartaruguinhas, viu o processo de preservação e como elas nascem… Ainda viu arraias, tubarão, peixes, viu as tartarugas sendo alimentadas. Foi incrível. Fora que o lugar é lindo e bem estruturado. Imperdível.

Como nascem as tartarugas :)

Como nascem as tartarugas 🙂

O Tivoli EcoResort e sua MARAVILHOSA estrutura para crianças.

A distância entre o resort e o mar...

A distância entre o resort e o mar…

Curtindo demais a praia tranquila <3

Curtindo demais a praia tranquila <3

Quando minha filha nasceu, minha mãe estava hospedada lá – também por conta de um show no local (a vida é mesmo muito doida hahaha) e já havia dito que era um lugar lindo lindo. Ao falarmos que era nosso aniversário juntos, o hotel carinhosamente nos mimou com champagne e muito carinho.

Os mimos e o quarto delicioso :)

Os mimos e o quarto delicioso 🙂

Alongamento na grama e muita piscina <3

Alongamento na grama e muita piscina <3

Nossa piscina preferida dava pé certinho pra Laura explorar seu desenvolvimento na natação.

Nossa piscina preferida dava pé certinho pra Laura explorar seu desenvolvimento na natação.

UPDATE: As piscinas acima estão em obras e estarão remodeladas e entregue por volta de 30 de Outubro de 2016. Até lá, pode-se usar a de fundo infinito (para maiores de 16 anos), a do Thalasso Spa e as infantis reformuladas do Club Careta Careta, que mostro abaixo.

Projeção de como ficarão as novas piscinas, ao final de Outubro de 2016.

Projeção de como ficarão as novas piscinas, ao final de Outubro de 2016.

Outro ângulo do projeto.

Outro ângulo do projeto.

Club Careta Careta: maravilhosa área kids

Além da beleza natural e o fato do mar quase não ter ondas – ideal para os pequeninos entrarem com os pais e não assustarem tanto com o mar, há uma estrutura INCRÍVEL para as crianças. Além de 2 piscinas na área do bar e restaurante (sendo uma delas de 90cm de profundidade, de onde a Laura não queria sair de jeito nenhum, como contei no post sobre natação), há ainda um parque aquático pitico dentro de um clube só para eles: o Careta-Careta.

 

A entrada dessa parte tão bacana e grande, exclusiva para os pequenos e as piscinas que tem lá dentro.

A entrada dessa parte tão bacana e grande, exclusiva para os pequenos e as piscinas que tem lá dentro.

Brinquedos à sombra de árvores para as crianças brincarem sem sol na cabeça :)

Brinquedos à sombra de árvores para as crianças brincarem sem sol na cabeça 🙂

Cozinha e refeitório só pra eles.

Cozinha e refeitório só pra eles.

O Clube Careta-Careta conta com:
– Parque Aquático exclusivo
– Teatro
– Parque Infantil
– Área Verde
– Oficina de Artes
– Brinquedoteca
– Restaurante Infantil (aberto sempre que há mais de 30 crianças no hotel)
– Banheiro adaptado para crianças
Horário de funcionamento: das 09h00 às 21h00
Crianças entre 4 e 12 anos podem desfrutar de toda estrutura livres e sozinhos, mas as crianças até os 3 anos somente acompanhadas pelos pais ou responsável.

O hotel conta com serviço de baby-sitter (babá) e é só solicitar na recepção e/ou no momento da reserva. A babá é recomendada pelo hotel, usa um uniforme especial e atua não só no quarto, mas também nas áreas públicas do resort. O serviço é disponível apenas para uma criança por baby sitter e custa R$ 16,00 a hora (pedido mínimo de 2 horas).

UPDATE! Agora o espaço Kids Club Careta Careta conta com um brinquedão aquático (fontes, chafarizes, escorregadores dentro da piscina) e um novo brinquedão (enorme) sob a sombra das árvores:

Novo brinquedão aquático!

Novo brinquedão aquático!

Brinquedão na areia: maior e reformulado desde a última vez que fui.

Brinquedão na areia: maior e reformulado desde a última vez que fui.

Outro ângulo do mesmo brinquedão.

Outro ângulo do mesmo brinquedão.

Mais brinquedos sob a sombra das árvores, melhor para as crianças.

Mais brinquedos sob a sombra das árvores, melhor para as crianças.

A Baby Copa

20160921_110521

Há copas para bebês na extensão do hotel, uma localizada na área central ao lado do Dendê Bar (próxima ao Club Careta Careta), outra próxima aos quartos Premium e outra próxima aos quartos Master SPA. Todas com acesso restrito à quem tem crianças e portanto uma chave especial que abre a Copa, para que os alimentos ali sejam realmente para as crianças do hotel.
As copas são totalmente equipada para preparar a alimentação dos bebês e tem à disposição: frutas, chás, leite, cereais e sopa – servidas entre as 11h00-14h00 e 18h00-19h00.

UPDATE: Fotos da Baby Copa, que da outra vez não consegui fazer:

Geladeira, microondas, esterilizador, fogão, liquidificador, cadeirões e toda estrutura completa de cozinha para alimentação do seu filhote.

Geladeira, microondas, esterilizador, fogão, filtro, liquidificador, cadeirões e toda estrutura completa de cozinha para alimentação do seu filhote.

Além da sopinha fresca servida 2 vezes ao dia, há alimentos lácteos, biscoitos, mingaus e frutas para os pequenos.

Além da sopinha fresca servida 2 vezes ao dia, há alimentos lácteos, biscoitos, mingaus e frutas para os pequenos.

Em frente a Baby Copa mais próxima ao Club Careta Careta há essa área com mesinhas e chão emborrachado para alimentar a criança com vista para as árvores, macaquinhos, iguanas e etc... <3

Em frente a Baby Copa mais próxima ao Club Careta Careta há essa área com mesinhas e chão emborrachado para alimentar a criança com vista para as árvores, macaquinhos, iguanas e etc… <3

Atividades para as crianças (com monitores MUITO legais)

– Jogos

– Teatros

– Palestras Educativas

– Esportes

– Passeios/ Excursões*

– Ações de Integração com a natureza

– Atividades na praia e na piscina

– Histórias

– Ações de Integração com a Família

– Propostas Ecológicas
– Aulas de Culinária

* Excursões organizadas pela equipe T/Kids – Careta Careta para crianças e famílias:

– Projeto de Preservação das Tartarugas Marinhas – Tamar Ibama (que falei acima):

Observação de várias espécies de tartarugas marinhas nos seus diferentes estágios de desenvolvimento. São abordados assuntos referentes à sua biologia, ecologia, entre outros. No regresso, é feita uma parada refrescante em uma sorveteria onde as crianças podem saborear deliciosos sorvetes de frutas típicas.
Crianças 5-12 anos e toda a família.

– Ruínas do Castelo Garcia D’Ávila
Visita a um sítio histórico e arqueológico, datado de 1551, de construção portuguesa, com características de um forte. Especial enfoque no percurso cronológico das diferentes etapas de construção, matéria-prima utilizada e mão de obra escrava. A visita pretende levar ao conhecimento um pouco da história colonial portuguesa que ainda hoje faz parte da cultura local. Eventualmente, há uma apresentação de roda de Capoeira.
Saída: Base Ambiental
Roupa/Acessórios: camiseta, short, tênis, chapéu, protetor solar, dinheiro
Duração: 2h30
Percurso: 8 km (ida e volta de ônibus)
Retorno: Clube Careta Careta
Serviço com custo adicional: Taxa de preservação
Crianças 5-12 anos

–  Oficinas Ambientais
Abordagem sobre a problemática mundial do lixo, mostrando soluções alternativas como a reciclagem e o reaproveitamento de materiais, seguindo o princípio dos 3Rs. Confecção de brinquedos com ferro-velho, papel reciclado e colares indígenas (recuperação cultural).

Local: Clube Careta Careta
Roupa: camiseta que possa sujar, short, sandálias
Duração: 2h00

– Reserva Ecológica da Sapiranga
Aventuras e descobertas na Mata Atlântica, realizadas através de trilhas. O objetivo é a observação e a identificação da fauna e flora nas suas diferentes adaptações. No final do percurso, as crianças podem observar e se refrescar às margens do rio Pojuca e se aventurar na tirolesa. É possível também visitar o Centro de Estudos Ambientais, onde se obtêm maiores detalhes sobre a vida silvestre.
Existe uma opção para crianças menores de 5 anos acompanhadas por pais ou responsáveis.

Saída: Base Ambiental
Roupa: camiseta, short, tênis, roupas de banho
Percurso: 3 km. ida/volta caminhando pela floresta
Duração: 3h00
Acessórios: chapéu, protetor solar, repelente, dinheiro para tirolesa.
Retorno: Clube Careta Careta
Serviço com custo adicional: Taxa de preservação
Crianças 5-12 anos

– Descoberta do Manguezal do Rio Timeantube
Um percurso de aventura e aprendizagem em canoas canadenses, em meio a um importante ecossistema, considerado o berço da vida marinha.
Existe também uma opção para crianças menores de 5 anos acompanhadas pelos pais ou responsáveis.

Saída: Base Ambiental
Roupa: camiseta, short, tênis, roupas de banho, sandálias
Acessórios: chapéu, protetor solar, repelente
Duração: 2h00
Percurso: 2 km ida e volta (trilha) ou 1,6 km (remando no rio)
Retorno: Clube Careta Careta
Serviço com custo adicional: Taxa de preservação
Crianças 5-12 anos

Esportes para praticar

– Futebol de campo

– Natação

– Tênis

– Pingue-Pongue

Outras Facilidades

– Carrinhos de bebê (Sujeito à disponibilidade)
– Protetores de berços
– Mosquiteiros
– Almofadas pequenas
– Lençóis para bebês
– Banheiras para bebês
– Compra de roupa para bebês perto do hotel
– Lavanderia com 40% de desconto para roupa infantil
– Banheiros adaptados para crianças, na sala de recreação – Brinquedoteca
– Fraldários disponíveis nos banheiros femininos da piscina
– Enfermaria com equipe médica das 08h00-20h00 para consultas e atendimentos de primeiros socorros. Este serviço tem custo adicional.

Quartos

– Quartos comunicantes nas categorias Premium, Master, Master SPA e Deluxe (Sujeito à disponibilidade)
– Suítes com boa capacidade para hospedar famílias: quarto e sala com capacidade para 2 camas extras
– Berços e/ou Cama com Grade gratuitos, para crianças até 2 anos
– Canais de televisão destinados a crianças
– Sugestão de Acomodação nos quartos do piso Térreo
– São permitidas 2 crianças por quarto, acompanhadas por 2 adultos

Restaurantes

– Cadeiras de estrutura plástica, com cinto de segurança, adaptadas a crianças até 3 anos.
– Cardápio especial para crianças – T/Kids
– Possibilidade de aquecer mamadeiras e papinhas

Se todo dia fosse assim <3

Se todo dia fosse assim <3

E assim...

E assim…

Ficamos muito pouco e dava dor no coração de ver tanta estrutura e não poder aproveitar tudo. Dá vontade ficar um mês lá hahaha

Já estou na torcida por mais férias ali. Espero que gostem <3

Beijokas!

P.S.: Esse post foi ao ar dia 9 de Janeiro de 2015, tendo seu update posto ao ar hoje, 22 de setembro de 2016.

Comente!

  • Guilhermando santos

    Sensacional valeu pela dica,vou levar minha filha.

  • Regina Nogueira

    Só olho pra Lalau !!!! hahahahahah