Os benefícios da Equitação para crianças.

Laura e a Equitação

img_20160928_141820_red

 

Laura sempre amou cavalos. No sítio dos avós, ela adora ver os cavalos e andar neles. Quando vamos para Campos do Jordão, a visita à hípica é certa,para que ela possa dar umas voltinhas. Há cerca de 2 meses ela começou a fazer equitação pois um amiguinho que ela adora só falava nisso. Fizemos uma aula teste para ver se ela iria realmente curtir ou se teria medo e pronto: como a aula acontece apenas uma vez por semana, são 6 dias perguntando se falta muito para ir para a hípica. Ela conta os dias e acorda ansiosa para a aula.

Assim que fechamos as aulas, tratamos de ver quais eram os equipamentos de segurança. A hípica fornece capacete e colete, mas acabamos por comprar o capacete dela para que ela possa usar no sítio ou onde mais tiver cavalo para ela (o capacete protege a cabeça da criança tanto na queda, quanto em algum caso de colisão com objetos pendurados e etc.). Comprei também uma bota para montar pois elas são feitas para encaixar certinho no estribo e ajudam na segurança ao cavalgar/trotar.

Em viagens à Campos do Jordão, sempre uma visita à Hípica<3

Em viagens à Campos do Jordão, sempre uma visita à Hípica<3

O cuidado com os animais

Uma das coisas mais lindas de se ver é quando eles ensinam a cuidar do cavalo. De vez em quando a aula da Laura começa com o tratamento do cavalo: escovam o pelo, passam protetor, limpam o casco, fazem a higiene do cavalo. Isso não só incentiva o cuidado com todo tipo de animal, mas ensina quanto ao trabalho em equipe, companheirismo, além de amor, carinho e – principalmente – respeito pelo companheiro, pelo outro.

Escovando e cuidando do cavalo <3

Escovando e cuidando do cavalo <3

Os benefícios da Equitação ou Hipismo para crianças

Há muitos benefícios (além da diversão) no hipismo para crianças, como na questão da coordenação motora, força e equilíbrio. O hipismo ajuda na concentração, tornando mais fácil a aprendizagem, melhorando o desempenho da criança em atividades do dia a dia e no desenvolvimento da linguagem e comunicação.

Não aguentando de amor e orgulho ?? #hipismo #equitacao

Um vídeo publicado por Blog Mamãe de Primeira Viagem (@mamaede1aviagem) em

Além de o hipismo trabalhar toda a musculatura do corpo e deixar a postura mais ereta (prevenindo problemas nas costas), o fato de a criança cavalgar e trotar em um animal manso e de grande porte, faz com que ela experimente sentimentos de independência e liberdade. Há também benefícios quanto à noções de limites, responsabilidade e autoconfiança, pontos MUITO importantes para o desenvolvimento humano. Dominar um animal grande e forte assim, trabalha a autoconfiança e isso ajudará a criança a superar os desafios da vida.

A equitação ou hipismo podem ser praticados à partir dos 2 anos da criança, desde que tenham a supervisão de um profissional, que certamente dará o exercício adequado para a sua idade e nível de experiência.

Feitas com regularidade, as aulas combatem a ansiedade e até a depressão. Crianças e adolescentes hiperativos descarregam energia e combatem a dificuldade de concentração (como expliquei acima).

<3

<3

Campos <3

Campos <3

Benefícios também para a 3ª Idade

Embora fale-se muito dos benefícios da equitação/hipismo/equoterapia para as crianças, a atividade também é muito indicada para a 3ª idade. Por ser outra etapa da vida, os benefícios e os cuidados são um tanto diferentes: ajuda a espantar a solidão, resgate da vitalidade e, muitas vezes, promove autonomia dos praticantes idosos.

Segundo o Jonal Zero Hora, estudos indicam que praticantes de equitação têm menos doenças e espantam sintomas de quadros depressivos. Fazer amigos e melhorar a questão cardiovascular são outras vantagens.

Em qualquer idade, a explicação científica para os benefícios é que, ao deslocar-se durante o passo, o cavalo produz movimentos em seu dorso que são transmitidos ao cavaleiro através do alinhamento dos centros gravitários (praticante e animal). Esses movimentos tridimensionais assemelham-se 95% à marcha humana. Os deslocamentos contínuos ocorrem para cima e para baixo, para frente e para trás, para um lado e para o outro. Essa ação realizada pelo cavalo exige do praticante movimentos de antecipação, orientação e adaptação, que envolvem o sistema nervoso.

Embora seja visto como uma atividade cara, há aulas gratuitas por todo o país. Procure na sua cidade ou cidade vizinha 🙂

Beijokas!

(Fontes de pesquisa para esse post: a pediatra das meninas, Doutíssima e Zero Hora)

Comente!