Pedalar: não só pela saúde, mas por um ar melhor para respirar!

Família unida calibrando os pneus da bicicleta para mais um dia de muitas pedaladas <3

Família unida calibrando os pneus da bicicleta para mais um dia de muitas pedaladas <3

Ano passado escrevi aqui sobre os perigos da poluição e sobre uma viagem que fizemos de helicóptero para ter uma pequena noção do ar que respiramos na cidade de São Paulo. Nesse ano vivemos a pior crise hídrica da história de São Paulo (e em outras partes do país).

O processo de urbanização transformou as cidades em grandes centros econômicos e, com isso, a vida de milhares de pessoas. Não só pelo acesso a serviços, transporte, inovações, cultura e etc, mas, infelizmente, também pelo impacto nos hábitos pessoais, uma vez que o aumento descontrolado de poluição atmosférica trouxe para nossas rotinas consequências que afetam nossa saúde (principalmente a saúde respiratória). Estimativa da Organização Mundial da Saúde mostrou que, em 2012, a poluição atmosférica causou 3,7 MILHÕES de óbitos prematuros em todo o mundo.

Foto que tiramos durante o vôo,no evento do ano passado, mostrando a camada de poluição.

Foto que tiramos durante o vôo,no evento do ano passado, mostrando a camada de poluição.

E, junto à isso, um índice absurdo e desenfreado do desmatamento e as crescentes emissões de dióxido de carbono e de outros gases, decorrentes da queima de combustíveis ou gerados por outras atividades humanas. Podemos fazer algo em relação à isso? SIM!!

Não só com atitudes individuais, mas com atividades coletivas que melhorarão nosso ar, nossa saúde. Não adianta apenas fazer a higiene nasal em casa e se o ar continua tão doente, se temos que respirar tanta poluição.

Foi pensando nisso, nessa atividade coletiva, que o Sorine neutralizou toda a emissão de poluentes proveniente da produção de Sorine (cloreto de sódio) em 2013/2014. Passou a conscientizar as pessoas para a importância de atitudes sustentáveis como carona solidária, transporte público e uso da bicicleta. Hábitos que, por menores que pareçam, passam a mudar o coletivo pouco a pouco.

E pensando no uso da bicicleta, o Sorine criou o APP Pedal da Atitude (disponível para iOS e Android).

O objetivo do app é incentivar o uso da bicicleta, fazer com que incentivemos nossos amigos os desafiando com nossos quilômetros pedalados e que assim até 4.500 árvores sejam plantadas para melhorar ainda mais nosso ar e combater essa poluição horrenda.

Pedal da Atitude!

Pedal da Atitude! Ajude o meio ambiente praticando algo saudável e ainda desafie seus amigos <3

Screenshot_2015-07-20-12-44-08

Pedale, Inspire e Plante!!!

Pedale, Inspire e Plante!!!

Para esse número de árvores seja plantado, o app pretende que as pessoas pedalem, juntas, o equivalente 2 voltas no Brasil. A intenção é fazer com que as pessoas , um algum momento do dia ao longo da semana troquem seu carro pela bicicleta e tomem uma atitude em prol da vida e do ar. Seja para ir ao trabalho ou ir até o supermercado durante a semana ou um passeio no parque no final de semana.

O movimento “Pedale, Inspire, Plante” tem o seguinte raciocínio: ao pedalar usando o app Pedal da Atitude, você incentiva a andar mais e mais de bicicleta, o que tira carros da rua, e acumula quilômetros. A soma das distâncias percorridas por todos os usuários serão computadas para se atingir o objetivo de 4.500 árvores plantadas. Com isso, o Brasil respira melhor.

Para usar o app é fácil: ao começar o percurso de bike, você dá o início no app e ao finalizar a pedalada, você para o app, tira uma foto ou vídeo e compartilha no facebook (somente dessa forma a sua distância será contabilizada). Depois é só marcar os amigos e fazer uma super corrente de pedalada, onde cada um desafia outro amigo (ou vários outros) a te superar e assim por diante. Fácil demais!

Dando o start!

Dando o start! Ao término do percurso, é só apertar o “PARAR” para contabilizar a quilometragem.

 

Quilômetros contabilizados: rumo às duas voltas ao redor do Brasil!

Quilômetros contabilizados: rumo às duas voltas ao redor do Brasil!

 

Desafie seus amigos pelo bem do ar que nossos filhos respiram <3

Desafie seus amigos pelo bem do ar que nossos filhos respiram <3

E aí? Prontos para desafiar seus amigos e ainda por cima ter um ar melhor para todos à sua volta? Se joguem no app Pedal de Atitude!

#AtitudesParaRespirarBem #publi #PedalDeAtitude

 

Comente!